Sicred
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Foto: Colaboraçãpo/Maiara Roberta/OBemdito
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Contestado entrega defesa à prefeitura; moradores seguem reclamando da coleta de lixo

Nas últimas semanas, a coleta de resíduos domésticos de Umuarama tem sido um problema recorrente

Foto: Colaboraçãpo/Maiara Roberta/OBemdito
Contestado entrega defesa à prefeitura; moradores seguem reclamando da coleta de lixo
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 22 de maio de 2024 às 17h00 - Modificado em 22 de maio de 2024 às 17h00
Lançoni
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Cupom Local
Porto Camargo

A empresa Contestado Resíduos, responsável pelo serviço de coleta de lixo em Umuarama, apresentou nesta quarta-feira (22) a defesa relativa ao processo administrativo aberto no último dia 10 pela prefeitura. Agora, após receber a documentação, o município irá analisar as alegações da prestadora de serviço para definir quais medidas serão tomadas.

A ação foi adotada após uma série de reclamações da população em relação à falta de coleta dos resíduos, que chegaram a acumular por dias nas ruas em alguns locais da cidade. Além disso, a empresa enfrenta um procedimento na justiça do trabalho por dívidas trabalhistas de rescisões que ainda não foram pagas. A medida pode resultar no rompimento do contrato.

Na última segunda-feira (20), OBemdito recebeu reclamações dos moradores dos bairros Jardim Paraíso e Parque Danielle, onde a coleta já não estava sendo realizada há uma semana. Com a falta do serviço, as lixeiras das casas estavam transbordando e havia muito lixo espalhado pelas ruas. Nesta quarta-feira, moradores de outras regiões do município relataram a ausência do serviço.

“Moro no Jardim Paraíso e, desde terça-feira passada, o lixo não é coletado. No meu e nos vizinhos, as lixeiras estão transbordando, uma semana sem recolher”, comentou uma moradora no Facebook do OBemdito. “No Jardim Nova América também não passaram no sábado e está acumulado até o momento”, disse outro.

Além destes locais, também há relatos de problemas nos Jardins Oriente, Topázio e Cruzeiro. De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Umuarama, apesar dos problemas, a empresa continua trabalhando normalmente. A coleta é feita com três caminhões em três rotas às segundas, quartas e sextas. Outras três rotas são feitas às terças, quintas e sábados, atendendo regiões periféricas da cidade e a zona armazém.

Nas últimas semanas, a coleta de lixo no município tem sido um problema recorrente. Na semana passada, funcionários do pátio da prefeitura que auxiliam no trabalho, já que o município precisou assumir recentemente algumas rotas que não estavam sendo feitas pela empresa, também ameaçaram paralisar as atividades. Eles mantêm o estado de greve, mas, por enquanto, não devem parar as atividades.

Nesta quarta-feira, OBemdito tentou novamente contato com os administradores da Contestado; no entanto, os telefones da empresa só caem na caixa postal ou estão fora de operação. O espaço segue aberto para a manifestação da empresa.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo