Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

vacina protege bebês contra bronquiolite até os seis meses de vida e será aplicada a partir da 28ª semana de gestação (Foto Agência Estadual)
Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 18h29 - Modificado em 4 de dezembro de 2025 às 18h50

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) deu início, na manhã desta quinta-feira (4), à distribuição das 37.120 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) destinadas às 22 Regionais de Saúde.

O imunizante, incorporado neste ano ao calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), será aplicado em gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger os bebês contra bronquiolite nos primeiros seis meses de vida.

As doses chegaram ao estado na manhã de quarta-feira (3) e foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde passaram por triagem e separação para envio aos municípios.

“Após 24 horas do recebimento das doses, iniciamos a distribuição para as Regionais de Saúde. É uma boa notícia. Vamos começar o quanto antes a imunizar as gestantes contra o vírus sincicial”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A campanha começa oficialmente nesta sexta-feira (5), às 9h, durante ato simbólico na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, em Curitiba. O evento contará com a presença do secretário e da secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Busca ativa

A Sesa orientou que os municípios priorizem a convocação das gestantes já cadastradas em suas unidades de saúde. Se houver ausência nas primeiras chamadas, a recomendação é realizar busca ativa.

“Os municípios conhecem suas gestantes. Se elas não comparecerem neste primeiro momento, que as equipes busquem e assegurem que recebam a vacina”, disse Beto Preto.

Profissionais treinados

De acordo com a pasta estadual, os profissionais das salas de vacinação já estão aptos a aplicar o novo imunizante. A equipe passou por duas capacitações, com foco no manejo, armazenamento e atualização sobre o imunobiológico.

“Os treinamentos foram importantes. Tenho certeza de que o processo será tranquilo em todo o Estado”, afirmou o secretário.

O Ministério da Saúde sinalizou que um novo lote deverá ser enviado ainda em dezembro, o que permitirá ampliar o número de gestantes alcançadas pela imunização.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.