Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

Foto: Diocese de Umuarama
Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 16h25 - Modificado em 4 de dezembro de 2025 às 16h25

A Diocese de Umuarama anunciou, na manhã desta quinta-feira (4), uma série de transferências que movimentam padres, diáconos transitórios e religiosos em diversas paróquias da região. O comunicado ocorreu durante uma live transmitida pelo canal da Diocese no YouTube.

Segundo o bispo diocesano, Dom João Mamede Filho, as mudanças fortalecem o trabalho pastoral. Ele afirmou que as transferências são positivas. “Estas transferências são uma coisa boa, tanto para os padres quanto para a comunidade”, disse.

As alterações começam em Umuarama. O Pe. Luiz Cézar Bento, que é pároco da Catedral do Divino Espírito Santo, assume a Paróquia Santo Expedito. Além disso, o Pe. Lucas Pereira dos Santos, atual responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Rocio e São Sebastião de Tapira, passa a liderar a Catedral do Divino Espírito Santo.

Em seguida, outras movimentações reorganizam o corpo sacerdotal na diocese. O Pe. Ivanil Pereira da Silva deixa a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Cianorte, e assume a Paróquia Nossa Senhora do Rocio e São Sebastião de Tapira. Já o Pe. Sergio Cezar Rodrigues de Moraes Junior, que atua como vigário da Paróquia Sagrada Família, torna-se pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, também em Cianorte.

Há mudanças importantes em Alto Paraíso e Guaporema. O Pe. Luiz José Weber, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, assume a Paróquia São José de Guaporema. Por outro lado, o Pe. Willians Junior Noboyuki Onaka, vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Icaraíma, torna-se pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Em Ivaté, o Pe. José Valdenir Lugli da Silva, que lidera a Paróquia da Ressurreição, foi liberado para atuar no Tribunal Eclesiástico. Assim, o Pe. Luiz Carlos Bera, pároco da Paróquia São João Batista de Cafezal do Sul, assume a Paróquia da Ressurreição. Logo depois, o Pe. Gabriel Henrique dos Santos Camargo, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cianorte, passa a ser pároco da Paróquia São João Batista de Cafezal do Sul.

As mudanças também envolvem a região de São Tomé. O Pe. Bruno Raphael da Cunha Dobicz deixa a função de administrador da Paróquia São Tomé e assume como vice-reitor da Casa de Formação São José, em Maringá. No entanto, o Pe. Lucas Monerato Marega, vigário da Paróquia Divina Misericórdia de Cianorte, assume como pároco da Paróquia São Tomé.

A Diocese também informou os destinos dos diáconos transitórios que serão ordenados nos próximos dias. O diácono Pedro Alexandre Colauto, que será ordenado presbítero em 5 de dezembro, atuará como vigário na Paróquia Sagrada Família de Cianorte.

O diácono Leonardo dos Santos Morais, que será ordenado em 8 de dezembro, será vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Icaraíma. Já o diácono Walter Liuti Neto, com ordenação marcada para 12 de dezembro, servirá na Paróquia Divina Misericórdia de Cianorte.

Além disso, o diácono Bruno Henrique K. Pinto, que será ordenado no dia 13 de dezembro, atuará como vigário da Paróquia São José de Alto Piquiri.

Nas paróquias confiadas a congregações, duas alterações foram confirmadas. A Paróquia Santo Antônio, em Serra dos Dourados, administrada pela Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago, terá como pároco o Pe. Otho Ettienne.

Já a Paróquia São Sebastião de Japurá, confiada ao Instituto Missionário São José, terá a saída do Pe. Francisco Augusto de Souza e a chegada do Pe. Carlos Henrique Santos da Silva. Por fim, Dom João Mamede afirmou que todas as transferências devem ocorrer depois do Natal e antes da Quarta-feira de Cinzas, em 18 de fevereiro de 2026.

0084
0085
0086
0087
0088
0089
0090
0091

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.