De motoboy a patrão, Paraguai conquista Umuarama com lanches criativos
Um negócio local, o Paraguay Lanches, vem chamando atenção pelo crescimento rápido e pela fidelização da clientela. E isso se dá em meio a um mercado competitivo, com inúmeras lanchonetes, empresas de delivery e até a recente inauguração de uma unidade do McDonald’s em Umuarama.
O negócio é comandado por Jadson Andretti, 31 anos, conhecido por todos como Paraguai, apelido que acabou batizando a marca. Até pouco tempo atrás, ele era motoboy na cidade; antes, morou um tempo em Salto Del Guairá/Paraguai.
Com fala acelerada, olhar atento e muitos planos na cabeça, ele comemora os resultados do empreendimento iniciado em julho deste ano. “Sempre quis empreender, não consigo me ver parado; a ideia era começar pequeno e ir crescendo”, conta.
Segundo ele, o sucesso do Paraguay Lanches está na combinação de preço acessível e qualidade. “Meu foco sempre foi fazer um lanche bom, bem servido e com valor justo; acho que isso faz o cliente voltar… Não vejo a concorrência como ameaça: cada um tem seu público”, diz, sem hesitar.

Paraguay Lanches se firma no segmento delivery
O cardápio do Paraguay Lanches reúne cerca de 50 opções, entre cachorros-quentes e hambúrgueres, estes montados em pão com 17 centímetros de diâmetro. Os preços variam de R$ 15 a R$ 60, atendendo diferentes perfis de consumidores.
Há desde receitas tradicionais até versões gourmets, além de criações próprias que despertam curiosidade. “Gosto de inventar, testar sabores… Tem lanche com Doritos no recheio que o pessoal pede bastante”, diz, denotando entusiasmo.
Entre os destaques estão os ‘super lanches’ da casa, como o Larika, de 800g, o Brutality, de 1kg, e o X-Tudo do Xiru, de 1,2kg, que se tornaram símbolo da ousadia do cardápio. “É lanche pra quem está com fome mesmo”, brinca Paraguai.
Leia também: Resiliência, trabalho e crocância: a história da coxinha que conquistou Umuarama.

Molhos coloridos e inusitados
Outro diferencial que chama atenção na empresa é o menu de molhos para os lanches, preparado artesanalmente pelo Paraguai. Além dos clássicos, a casa oferece versões especiais: o molho verde, rosa, roxo e azul, cada um com seu sabor peculiar.
Com orgulho, Paraguai faz uma breve descrição de todos, mas omite alguns ingredientes. “Cada um tem seu segredo… Não posso revelar, porque o concorrente copia”, justifica.
O molho azul é à base de alho e Paraguai trouxe a receita de Hernandarias/PY; o rosa, que segue receita de família, tem um leve sabor de bacon; o roxo um amigo trouxe a receita de Las Vegas; e a do verde veio de Córdoba/Argentina.
“O molho virou marca registrada… Em janeiro vou lançar o amarelo, à base de cenoura… O pessoal já está curioso”, adianta Paraguai, satisfeito com o sucesso que seu empreendimento vem alcançando.

Confiança de quem acredita no próprio trabalho
O crescimento do Paraguay Lanches foi rápido. Apenas um mês após iniciar as vendas, Jadson já alugou um espaço físico para estruturar melhor o atendimento. “Comecei na edícula da minha casa, mas logo vi que precisava de mais espaço.”
Agora, os planos vão além. “Quero montar junto uma pastelaria e também uma marmitaria… Minha cabeça não para, tenho muitas ideias e muita fé de que tudo vai dar certo”, diz, confiante.
Para ele, é exatamente a confiança que o move nessa jornada. “Enquanto eu puder, vou empreender; é isso que me faz feliz”, afirma, com entusiasmo típico de quem transformou esforço, criatividade e coragem em negócio próprio.

Seguro do diferencial do lanche e num tom bem humorado, Paraguai conta o que o levou a deixar a profissão de motoboy e ingressar no segmento de alimentação.
“Era um sonho… Gosto muito de cozinhar! Cozinhava direto em casa, para a família, para os amigos… Quando não estava pilotando a moto, estava pilotando o fogão”, diz, rindo.
== Contato do Paraguay Lanches: 44 9 9956 7143. Confira o Instagram aqui.





