Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Paranaense de 25 anos morre durante combate na guerra da Ucrânia

Gustavo Rodrigo Faria Mazzocato, de 25 anos, era morador de Curitiba e deixa esposa e um filho pequeno (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Paranaense de 25 anos morre durante combate na guerra da Ucrânia
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 17h04 - Modificado em 6 de janeiro de 2026 às 17h04

O paranaense Gustavo Rodrigo Faria Mazzocato, de 25 anos, morador de Curitiba, morreu durante a guerra na Ucrânia no último domingo (4). A informação foi confirmada por familiares, e desde então amigos e parentes passaram a prestar homenagens nas redes sociais, destacando a coragem e a determinação do jovem.

Nas publicações, Gustavo é lembrado como alguém decidido, com espírito guerreiro e fiel às próprias escolhas. Um amigo lamentou a perda e relembrou a trajetória de convivência e amizade ao longo dos anos.

“Infelizmente você se foi, irmão. Arcou com suas escolhas. Muitas vezes orei por você e para que eu pudesse te ver novamente, mas nem sempre é como queremos. Em 2012 nos conhecemos, em 2018 servimos juntos e hoje você se encontrava nessa guerra. Você sempre foi guerreiro e sempre será meu irmão de outra mãe”, escreveu.

O amigo ainda destacou o apelido pelo qual Gustavo era conhecido entre os mais próximos. “Você será o eterno Mazzocato, ou, para os mais íntimos, Mazzoca. Parabéns pela sua vida e sua trajetória. Com a graça de Deus e permissão, quem sabe um dia nos vemos do outro lado”, completou.

A irmã de Gustavo também se manifestou em um longo texto de despedida, marcado por emoção e saudade. Ela afirmou que mantinha a esperança de reencontrar o irmão e lamentou os momentos que não poderão mais ser vividos em família.

“Eu tinha tanta fé que você voltaria pra casa. Achei que te veria de novo, que veria o Miguelito crescer, que você conheceria minha filha. Achei que viveríamos muitas coisas ainda. Mas você se foi e levou com você uma parte do meu coração”, escreveu.

Ela destacou ainda a forte ligação entre os dois desde a infância. “Sempre foi eu e você desde que éramos crianças. Quando conto alguma parte linda da minha infância, sempre digo ‘eu e meu irmão’, porque você estava em cada segundo da minha vida. Agora vai estar em cada segundo da minha memória e da minha saudade. A notícia da sua partida foi pior do que um tiro no peito”, desabafou.

Gustavo Rodrigo Faria Mazzocato deixa a esposa e um filho pequeno. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o traslado do corpo ou cerimônias fúnebres.

(Com informações da Ric Record)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.