Sem categoria

Paraná mantém ritmo de crescimento e supera média nacional nas vendas

O comércio paranaense segue em trajetória de expansão e encerrou os dez primeiros meses de 2025 com desempenho acima da média nacional. De janeiro a outubro, o Estado registrou alta de 2,4% no volume de produtos vendidos, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados integram a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE.

No mesmo intervalo, o Brasil apresentou crescimento de 1,5%. Com isso, o Paraná volta a ocupar posição de destaque entre importantes economias estaduais. Unidades como Minas Gerais e Bahia avançaram 1,6%, enquanto Goiás cresceu 1%, São Paulo ficou em 0,5% e o Rio de Janeiro registrou queda de 2%.

O bom resultado paranaense tem relação direta com o desempenho de segmentos que tradicionalmente impulsionam o varejo. O grupo de eletrodomésticos, por exemplo, apresentou crescimento de 14,5% no volume de vendas, liderando os indicadores positivos. Logo atrás, apareceram tecidos, vestuário e calçados, com aumento de 6,8%, e outros artigos de uso pessoal e doméstico, que avançaram 3,3%.

Hipermercados e supermercados, setor de maior peso na estrutura do varejo estadual, também contribuíram, com alta de 2,8% no acumulado do ano.

No varejo ampliado, que agrega materiais de construção e categorias de atacado, o avanço também foi consistente. As vendas de materiais de construção cresceram 4,2%, enquanto o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo teve variação positiva de 0,5%.

Quando a comparação se restringe a outubro de 2025 frente ao mesmo mês de 2024, o varejo paranaense apresentou alta de 1,6%. Mais uma vez, o grupo de outros artigos de uso pessoal e doméstico liderou as variações, com salto de 15,9%. Eletrodomésticos, artigos farmacêuticos e hipermercados e supermercados também registraram crescimento.

Além da expansão no volume comercializado, houve avanço significativo na receita nominal. O indicador mede o faturamento total antes de descontos e impostos e ajuda a dimensionar a capacidade de investimento das empresas. De janeiro a outubro, a receita de vendas cresceu 14,4% no segmento de eletrodomésticos e 12,1% em tecidos, vestuários e calçados. Hipermercados e supermercados tiveram alta de 9,1%, materiais de construção subiram 8,9% e outros artigos de uso pessoal e doméstico avançaram 8,7%.

A comparação mensal também evidencia um ritmo mais acelerado de faturamento em algumas categorias. Em outubro, frente ao mesmo mês de 2024, outros artigos de uso pessoal e doméstico cresceram 22,2%, enquanto móveis avançaram 11%. Artigos farmacêuticos tiveram alta de 6,9% e tecidos, vestuários e calçados, 6,2%.

Os dados reforçam o fortalecimento da confiança do setor. Para analistas, receitas maiores ampliam margens operacionais e dão segurança ao planejamento das empresas, tanto em estratégias de estoque quanto em crédito e expansão de serviços.

O conjunto desses indicadores indica um fim de ano positivo para o comércio paranaense. Além do Natal, período que tradicionalmente aquece as vendas, o setor deve sentir também os efeitos da Black Friday, que movimentou novembro com maior circulação de consumidores e promoções mais agressivas. A junção desses fatores tende a consolidar um encerramento de 2025 mais favorável para lojistas e fornecedores.

A Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE acompanha o comportamento conjuntural do setor varejista em todo o País. O levantamento considera empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados e apresenta resultados de volume e receita nominal no varejo e no varejo ampliado. Os dados completos estão disponíveis no banco Sidra, plataforma oficial de informação estatística do Instituto.

(Com iinformações da Agência Estadual)

Rudson de Souza

Recent Posts

Árvore cai sobre casa e mata cachorro após ventania no Paraná

Uma árvore desabou sobre uma casa após a passagem de um ciclone extratropical que atingiu…

3 minutos ago

Identificado jovem que morreu atropelado por carreta em Quarto Centenário

Eiulson de Lama, de 31 anos, foi identificado como o jovem que morreu atropelado no…

25 minutos ago

Instabilidade vinda do Paraguai trará chuva a Umuarama e grande parte do Paraná

Áreas de instabilidade que devem se formar no Paraguai, a partir da tarde desta quinta-feira…

51 minutos ago

Senado aprova PL contra o crime organizado e amplia penas para facções e milícias

O Senado aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, o projeto que cria um novo marco…

2 horas ago

Mãe repete foto do filho com médico que o salvou em Umuarama; veja a história

De sua roça no distrito de Serra dos Dourados, zona rural de Umuarama, Anailde de…

2 horas ago

Novo playground transforma espaço infantil do CMEI em Tapira

A Prefeitura de Tapira instalou na última semana um novo playground no CMEI Professor Pedro…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais