Lojas físicas de Umuarama usam redes sociais para impulsionar vendas
Tendência global, presença física aliada à força da internet amplia alcance, fideliza clientes e fortalece marcas locais
As redes sociais deixaram há muito tempo de ser apenas espaços de interação. Hoje, elas funcionam como extensões naturais das lojas físicas: são potentes vitrines sempre abertas, dinâmicas e capazes de influenciar decisões de compra em segundos.
A fusão, que se tornou uma tendência mundial, reforça que o futuro do varejo está no modelo híbrido, unindo atendimento presencial com presença digital estratégica. Em Umuarama, essa realidade já move o comércio.
OBemdito ouviu três empresárias de segmentos distintos que descobriram que, ao compartilhar novidades, mostrar bastidores e conversar diretamente com seus públicos por meios digitais, as vendas crescem e o relacionamento com os clientes se fortalece.

Elas são donas de uma combinação de habilidades específicas, como carisma, entusiasmo, boa fluência verbal e jogo de cintura [capacidade de improviso]. Além disso, as três se destacam nesse modelo de negócio: cada uma com sua estratégia, mas motivadas pela mesma visão. E são unânimes em afirmar que é um movimento que não tem volta.

Redes sociais são imprescindíveis no varejo
“Hoje, loja física e redes sociais caminham juntas, impulsionando marcas, aproximando pessoas e tornando o comércio local ainda mais forte”, afirma Regina Mariani Santana. Além de empresária, ela preside a Câmara da Mulher Empreendedora e de Negócios de Umuarama.
“Vendo o dia inteiro pelo whatsapp”, enfatiza ela, que é proprietária da loja Regina Confort [de roupas para ginástica e calçados, todos de marcas que aliam bem-estar e beleza]; seu negócio foi um dos primeiros de Umuarama a aderir ao e-commerce.

“Investi na construção de um site ainda em 2013”, orgulha-se a empresária, acrescentando que atualmente a loja não dispensa nenhum canal: está no Facebook [com 15 mil seguidores], Instagram [com sete mil], Whatsapp [com cinco grupos ativos] e ainda no YouTube, TikTok e Pinterest. “E tem que ser assim”, reforça.
Ela, que faz lives toda semana, demonstra estar bem satisfeita: “Percebi que, quando enfrento o vídeo com coragem e firmeza, mostrando os produtos com bastante informação, o público responde muito bem; com esta interação toda consigo aumentar as vendas em até 40%… É muito compensador“.

Garota propaganda dela mesma
No setor da moda fitness, Deusi Costa confirma que a presença digital potencializa resultados; sua loja, que leva seu nome, virou endereço de roupas de ginástica sofisticadas, de grifes renomadas, como Cajubrasil, Colcci Sport e Adidas.
“Eu percebi que, quando apareço nos stories explicando tecidos, modelagens e tendências, o público confia mais; o online complementa a loja física e faz toda a diferença no movimento diário”, assegura a empresária.
“Faço lives toda semana… Muitas vezes não vendo na hora, vendo depois… As clientes vêm à loja à procura das peças que mostrei”, salienta, chamando a atenção para o fato de seguir um estilo de vida dito saudável.
“Não vendo só roupa bonita, de alta qualidade, vendo também meu estilo de vida”, justifica Deusi, que tem um corpo sarado invejável, resultado de muita musculação [treina todo dia, de madrugada] e dieta superequilibrada.

“No começo tinha vergonha, não conseguia me soltar diante da câmera, mas tive que superar… Eu tinha que estabelecer essa conexão com as clientes. Hoje gravo com muita facilidade, até porque me tornei garota propaganda do meu próprio negócio”, conta, rindo.
Deusi abriu a loja em 2018 [antes, vendia na sacola, de porta em porta, trabalho paralelo ao de professora], aderiu às lives na pandemia da Covid e não parou mais; hoje tem nove mil seguidores no Instagram.

Consultoria gratuita
Recentemente, quem está causando sensação em vendas via redes sociais é a arquiteta Michelle Faura. Há oito meses ela inaugurou sua loja Alma Decor, onde comercializa peças exclusivas, muitas assinadas [de designers conceituados].
“Já abri a loja pensando nesse modelo de vendas”, declara a empresária que, inclusive, tem desenvoltura excepcional diante da câmera do celular. Atualmente seu forte é o Instagram, onde tem quase 18 mil seguidores. “Estou adorando! Eu me encontrei”, exclama.

Especialista em Design de Interiores, com vinte anos de experiência na área, Michele vê nas redes sociais um espaço para inspirar e encantar. É nesse ambiente que ela mostra produtos e repassa conhecimento sobre decoração com identidade.
“Sei que faço um trabalho diferenciado… Costumo dizer que presto consultoria gratuita, porém é preciso, pois o digital abre portas e aumenta muito a procura pelos produtos”, reconhece.






