Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Áreas de instabilidade que devem se formar no Paraguai, a partir da tarde desta quinta-feira (11), vão avançar em direção ao Paraná causando chuva, vento e possibilidade de queda de granizo. Umuarama também deve ser afetada, pois há previsão de 37,5mm de chuva nesta sexta (12), 59,9mm no sábado (13) e 30,1mm no domingo (14), segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).
De acordo com Danilo Siden, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é alterar o clima neste estado da Região Sul a partir da madrugada. “As áreas de instabilidade, que devem se formar no Paraguai na tarde ou noite de hoje, vão avançando e ao longo da madrugada devem começar a atingir o Paraná de hoje para amanhã”, informou o meteorologista.
“Temos aviso de possibilidade de chuva acima de 100 milímetros (mm) a partir de amanhã, rajadas de vento pontualmente fortes e queda de granizo. As rajadas devem ultrapassar de 50 quilômetros por hora”, informou, acrescentando que a chuva já deve ser sentida entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira, seguindo até sábado.
“A partir de sábado essa área [de instabilidade] deve se encaminhar do Paraná para São Paulo, sul de Minas e sul do estado do Rio.”, alertou o meteorologista do Inmet.
O meteorologista acrescentou que o Inmet vai divulgar, na tarde desta quinta-feira, um aviso com o resumo da situação do clima no país por causa dos efeitos do ciclone extratropical.
As condições do tempo em Umuarama nesta quinta-feira (11) são de céu ensolarado, com temperaturas que variam entre 17°C e 29°C, segundo o Simepar. O dia deve seguir estável, sem previsão de chuva e com predomínio de sol ao longo de todo o período.
A partir de sexta-feira (12), o cenário muda com volumes significativos de precipitação. São previstos 37,5 mm de chuva, com temperaturas entre 21°C e 26°C. O sábado terá ainda mais instabilidade, com 59,6 mm de chuva e variação térmica de 21°C a 27°C. No domingo (14), a chuva continua, com 30,1 mm acumulados e temperaturas entre 21°C e 26°C.
(OBemdito, com Agência Brasil e Simepar)
Uma árvore desabou sobre uma casa após a passagem de um ciclone extratropical que atingiu…
Eiulson de Lama, de 31 anos, foi identificado como o jovem que morreu atropelado no…
O comércio paranaense segue em trajetória de expansão e encerrou os dez primeiros meses de…
O Senado aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, o projeto que cria um novo marco…
De sua roça no distrito de Serra dos Dourados, zona rural de Umuarama, Anailde de…
A Prefeitura de Tapira instalou na última semana um novo playground no CMEI Professor Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais