Jovem de Cruzeiro do Oeste é internado com suspeita de intoxicação por metanol
Caso suspeito foi notificado para as autoridades competentes e o rapaz segue internado em um hospital de Umuarama
Um jovem de 19 anos de Cruzeiro do Oeste com suspeita de intoxicação por metanol foi internado em um hospital de Umuarama neste domingo (5). OBemdito confirmou a informação com o setor de Comunicação da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste. A Secretaria de Saúde do município ressaltou que ainda se trata de uma suspeita, porém, já iniciou procedimentos cautelares, tais como a apreensão de bebidas que podem estar adulteradas.
Na noite deste domingo OBemdito teve acesso a um áudio do secretário de Saúde de Cruzeiro do Oeste, Flávio Posseti. A reportagem confirmou a autoria do áudio. Nele, Posseti informa que o internamento do rapaz de 19 anos ocorreu entre o final da madrugada e o início da manhã deste domingo (5) no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama.
Familiares do jovem informaram que ele teria ingerido um copo de whisky misturado com refrigerante. Cerca de 3 horas depois começou a passar mal, desmaiou e teve várias paradas cardiorespiratórias. Os familiares levaram o rapaz para o hospital e, em seguida, uma equipe do Samu intubou o paciente e o transferiu para Umuarama.
A Saúde comunicou o caso ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox). A comunicação ocorreu em virtude dos sintomas que o rapaz apresentou e da gravidade do seu quadro de saúde, que indicam a possibilidade de intoxicação por metanol. O paciente passou por exames e a confirmação é feita apenas por laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde.
Medidas cautelares
O secretário informou que, apesar de ainda ser uma suspeita de intoxicação por metanol, várias medidas cautelares tiveram início. “A partir deste momento são desencadeadas todas as atividades de vigilância. A Polícia Civil, a Vigilância em Saúde, ou seja, a Vigilância Epidemiológica e Sanitária, estão realizando atividades no comércio”, explicou.
Por isso, ele ressaltou que haveria movimentação dos veículos da Vigilância em estabelecimentos comerciais do município. O objetivo é realizar a busca ativa e apreensões cautelares de produtos com suspeita de adulteração. Posteriormente acontecerão testes objetivando confirmar ou descartar contaminação por metanol nessas bebidas.
Por fim, Posseti pediu que a população tenha precaução ao ingerir bebidas alcoólicas, principalmente, destiladas. “Pode acontecer de a gente estar com um lote de bebida adulterada por aqui”, finalizou.
Ainda não há prazo para divulgação dos resultados dos exames feitos no jovem internado em Umuarama. OBemdito segue acompanhando o caso.
Leia também: Paraná recebe 100 ampolas de antídoto contra intoxicação por metanol.





