Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Paraná recebe 100 ampolas de antídoto contra intoxicação por metanol

No total, 580 ampolas de etanol farmacêutico serão distribuídas para cinco estados

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Paraná recebe 100 ampolas de antídoto contra intoxicação por metanol
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 5 de outubro de 2025 às 14h25 - Modificado em 5 de outubro de 2025 às 14h25

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. As ampolas são destinadas aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. O Paraná é uma das primeiras unidades federativas a receber o medicamento, com o envio de 100 ampolas. 

A medida integra as ações do Ministério da Saúde diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados nas últimas semanas. As entregas acontecem de forma articulada com as secretarias estaduais de saúde.

O Brasil tem 195 notificações de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica. Desse total, o Ministério confirmou 14 casos e outros 181 suspeitos estão em investigação.

As unidades fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques do SUS pelos hospitais universitários federais. O trabalho acontece em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico. Além disso, o Ministério da Saúde adquiriu 2,5 mil unidades de fomepizol – os dois medicamentos servem para o tratamento de intoxicações por metanol.

“O Ministério da Saúde atua em tempo real junto às secretarias estaduais e municipais, garantindo o envio dos antídotos e o suporte técnico necessário ao atendimento dos pacientes”, reforça o ministro.

De acordo com as notificações que o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS) recebeu até às 16h de sábado, o Paraná registra três casos suspeitos de intoxicação por metanol.

(Informações: Ministério da Saúde e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.