O prefeito afastado Celso Pozzobom apresentou atestado médico para justificar seu não comparecimento | Foto: Danilo Martins/OBemdito

Política

Pozzobom apresenta atestado médico e não comparece na reunião da Comissão Processante

O prefeito afastado Celso Pozzobom apresentou atestado médico para justificar seu não comparecimento | Foto: Danilo Martins/OBemdito
Pozzobom apresenta atestado médico e não comparece na reunião da Comissão Processante
Jaqueline Mocelin
OBemdito
17 de setembro de 2021 10h03

Na manhã desta sexta-feira (17) aconteceu mais uma reunião da Comissão Processante na Câmara de Vereadores de Umuarama. O prefeito afastado Celso Pozzobom tinha sido convocado para prestar depoimento, mas apresentou um atestado médico e não compareceu.

O presidente da Comissão, Clebão dos Pneus, fez a abertura da reunião, disse que Pozzobom foi devidamente informado a comparecer para prestar seu depoimento e pouco depois divulgou que havia o atestado. “Diante do atestado e como forma de garantia a ampla defesa ao denunciado, deferimos o atestado médico como justificativa ao não comparecimento”, disse o presidente.

Clebão explicou que na próxima segunda-feira (20), às 15h30, acontece uma reunião da Comissão Processante para definir datas futuras.

Clebão conversou com OBemdito e disse que os vereadores estavam preparados para a oitiva. Ele disse que às 8h45 chegou o atestado médico. Confira a entrevista:

Internamento

Na noite de quinta-feira (16) o Instituto Nossa Senhora Aparecida divulgou uma nota informando que o prefeito afastado Celso Pozzobom encontrava-se internado. Conforme a nota, Pozzobom sentiu “fortes dores abdominais no final da tarde desta quinta-feira (16), e foi internado para observação médica e realização de exames de diagnóstico”.

Na manhã desta sexta-feira OBemdito tentou apurar junto ao hospital qual o diagnóstico do paciente, porém, a assessoria informou que o prontuário médico não pode ser divulgado.

Afastamento

Na última quarta-feira (15) Pozzobom foi afastado temporariamente do cargo de prefeito de Umuarama pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O afastamento do gestor foi pedido pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) no âmbito da operação Metástase, desencadeada no dia 5 de maio. Sete pessoas foram presas naquele momento e outras três posteriormente, sob a acusação de desvios milionários do Fundo Municipal de Saúde.

De acordo com o MP, Pozzobom tinha conhecimento da operação criminosa. O prefeito nega qualquer envolvimento. Ele também é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e um processo de cassação, ambos na Câmara de Vereadores.

A defesa de Pozzobom informou a OBemdito que ele irá recorrer da decisão do TJPR.

Na tarde desta quinta-feira o vice-prefeito Hermes Pimentel tomou posse como prefeito interino do município. Em entrevista exclusiva concedida a OBemdito, ele falou sobre a atual situação política e como pretende desemprenhar sua função.

Comissão Processante

A Comissão foi instaurada na Câmara Municipal e é formada pelos vereadores Clebão dos Pneus (presidente), Ronaldo Cruz Cardoso (relator) e Antônio Aparecido dos Santos – Pé Duro (membro).

No último dia 30 de agosto a Comissão Processante da Câmara de Vereadores de Umuarama decidiu dar sequência ao processo de cassação do prefeito Celso Pozzobom (PSC).

O processo de cassação do mandato de Pozzobom foi iniciado após denúncia apresentada pelo deputado estadual Delegado Fernando Martins, na condição de eleitor.

O parlamentar apresenta possíveis crimes cometidos pelo chefe do Executivo municipal no manejo do dinheiro público destinado principalmente à área da saúde.

Confira a reunião da Comissão Processante:

https://www.facebook.com/CamaraUmuarama/videos/538899340523712
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.