O prefeito interino de Umuarama, Hermes Pimentel | Foto: Danilo Martins/OBemdito

Paraná

“Preciso do povo de Umuarama para administrar”, diz Hermes Pimentel ao ser empossado prefeito

Pimentel assumiu como prefeito interino de Umuarama nesta quinta-feira, após afastamento de Celso Pozzobom

O prefeito interino de Umuarama, Hermes Pimentel | Foto: Danilo Martins/OBemdito
“Preciso do povo de Umuarama para administrar”, diz Hermes Pimentel ao ser empossado prefeito
Jaqueline Mocelin
OBemdito
16 de setembro de 2021 17h35

Pouco depois das 16h30 desta quinta-feira (16) foi empossado o novo prefeito interino de Umuarama, Hermes Pimentel. Ele assume o cargo após o afastamento temporário de Celso Pozzobom, em uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Pimentel é empresário do ramo supermercadista e imobiliário.

O novo Secretário de Comunicação Valdir Miranda apresentou a cerimônia de posse de Pimentel. Foi lida a ata e feita a assinatura do termo de substituição do chefe do executivo municipal.

Após o ato oficial, Pimentel respondeu a uma série de questionamentos feitos pela imprensa. O gestor disse que irá manter os secretários de apenas duas pastas: Saúde (Maria Harue Takaki) e de Obras (Issamu Oshima). A partir de segunda-feira (20) terão início as nomeações. Além de Valdir Miranda, também foi anunciado o novo secretário de Indústria e Comércio, o empresário Marcelo Adriano e o secretário de Administração será o contador Silvestre Roberto de Lima.

Pimentel afirmou que as nomeações levarão em conta critérios técnicos e políticos. “Não vou esconder que tem política”, comentou, acrescentando que entre 40% e 50% dos novos secretários serão servidores concursados da Prefeitura.

O novo prefeito explicou que “Umuarama estava há 120 dias na atribulação”, desde que foi desencadeada a Operação Metástase, e que ninguém sabia ao certo o que estava ocorrendo por se tratar de segredo de justiça. Pimentel declarou que não tem nada contra a gestão de Celso Pozzobom e que irá administrar a cidade não pensando apenas nos seis meses determinados pela justiça, mas acreditando que será até o fim do mandato.

O prefeito interino foi categórico ao afirmar que é um administrador, um líder e não sou coronel. “Preciso do povo de Umuarama para administrar a cidade”. Questionado sobre a possibilidade de enxugar as finanças, Pimentel enfatizou que a Prefeitura é uma empresa, uma casa, e que precisa ser gerenciada e cuidada como tal. “Se não tiver como enxugar, você não toca sua casa”, acrescentando que vai manter sua simplicidade e humildade. “Sempre tive isso na minha vida e quero continuar”.

O novo gestor ainda disse que irá dar sequência as obras em andamento, que “já estão com recursos garantidos”. E que um dos destaques de sua administração será a área social. Na oportunidade Pimentel já avisou que irá buscar apoio e parcerias com igrejas e que a assistência social deve trabalhar de forma eficiente, principalmente nessa época de pós-pandemia, quando grande parte da sociedade está em vulnerabilidade.

Outro carro-chefe de sua gestão será a habitação. “Hoje um dos gargalos de Umuarama é o setor de moradias”, argumentou. O novo prefeito falou que pretende ir para Curitiba no início da próxima semana em busca de recursos e parcerias para ‘destravar’ o setor habitacional.

Rose, esposa do Pimentel, estava presente na solenidade e passa a ser interinamente a primeira-dama. Também comparecera, o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Galmassi e o deputado estadual Delegado Fernando Martins, entre outras autoridades.

Pozzobom vai recorrer

O prefeito Celso Pozzobom vai recorrer da decisão do Tribunal do Justiça do Paraná (TJPR) que o afastou temporariamente do mandato, no final da tarde desta quarta-feira (15).

O advogado de Pozzobom, Alessandro Silvério, disse que aguarda o acesso aos fundamentos da decisão para definir a estratégia de defesa. Até o final da manhã desta quinta-feira (16), ele ainda não tinha as informações em mãos.

Confira os vídeos da posse de Pimentel:

https://www.facebook.com/bemditoumuarama/videos/5003818206302160
https://www.facebook.com/bemditoumuarama/videos/537910290799997
https://www.facebook.com/bemditoumuarama/videos/847794469434773
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.