Hospital Cemil lança ação “Florescer de Esperança” no Setembro Amarelo
Girassóis confeccionados artesanalmente por colaboradores do hospital foram distribuídos pelo jardim em frente ao hospital, cada um trazendo frases de incentivo
No mês de setembro, o Hospital Cemil intensificou suas ações de apoio ao Setembro Amarelo, campanha mundial de prevenção ao suicídio que promove a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional. O objetivo é divulgar a mensagem de que é fundamental pedir ajuda e lembrar que ninguém está sozinho.
No dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Comissão de Humanização do Hospital Cemil lançou a ação “Florescer de Esperança”. Girassóis confeccionados artesanalmente por colaboradores do hospital foram distribuídos pelo jardim em frente ao hospital, cada um trazendo frases de incentivo.
Os girassóis, símbolos de luz, positividade e renovação, serviram como um convite ao diálogo, à solidariedade e ao cuidado com a saúde mental. Além do jardim, os girassóis também foram colocados nos corredores do hospital, permitindo que pacientes, acompanhantes e colaboradores pudessem levar consigo uma mensagem de apoio. A iniciativa tem como objetivo não apenas embelezar o ambiente hospitalar, mas também oferecer conforto e estimular reflexões sobre o bem-estar emocional. A ação se estenderá até o final do mês de setembro.
A Dona Sonia Regina dos Santos, de Nova Olímpia, veio à Umuarama acompanhar o irmão na realização de um exame. Passando em frente ao Hospital Cemil, se deparou com os girassóis e se encantou. “Quem não gosta de flores, não é? Alegrou o meu dia, ainda mais com uma mensagem linda como esta, disse.
“Acreditamos que pequenas ações podem gerar grandes impactos na vida das pessoas. Os girassóis representam esperança e força para enfrentar momentos difíceis. Queremos que cada pessoa que passa pelo hospital sinta-se acolhida e incentivada a buscar ajuda quando necessário”, destacou a psicóloga do Hospital Cemil Ana Clara Françolin.
De acordo a coordenadora da Comissão de Humanização, a pedagoga Adriana Santos, a ação “Florescer de Esperança” reflete o compromisso do Hospital Cemil com a humanização em todas as suas formas, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e às necessidades emocionais sensíveis de todos. “A instituição entende que cuidar da saúde não se resume apenas ao tratamento físico, mas também envolve o apoio emocional e psicológico dos pacientes e de suas famílias”, disse.
Através de iniciativas como essa, o Hospital Cemil demonstra que a prevenção ao suicídio é um compromisso de toda a sociedade. Promover a empatia, o diálogo aberto e a disseminação de informações corretas são passos essenciais para combater o estigma e oferecer suporte a quem precisa.
(Assessoria Hospital Cemil)