Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Campanha Setembro Amarelo fala sobre valorização da vida

Serviços de Atendimento Psicológico tem agenda variada na abordagem de um tema delicado: a prevenção ao suicídio

Imagem: Assessoria PMU
Imagem: Assessoria PMU
Umuarama: Campanha Setembro Amarelo fala sobre valorização da vida
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de setembro de 2024 às 12h22 - Modificado em 2 de setembro de 2024 às 12h59
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Uma das mais importantes ações realizadas no Brasil, a campanha Setembro Amarelo aborda de forma cuidadosa e prudente um dos assuntos mais delicados da sociedade: a prevenção ao suicídio. O tema tem programação especial em Umuarama, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico), a começar por palestra nesta segunda-feira (2) com o médico Fábio Simões, que fala sobre ‘Saúde Mental – Prevenção e Promoção de Saúde’.

Segundo a psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, coordenadora da Divisão de Saúde Mental e do SAP, todos os profissionais que atuam nesta área estão capacitados para oferecer apoio sobre a prevenção ao suicídio. “Apesar de ser um tema delicado, precisamos, sim, falar sobre a importância da valorização da vida e principalmente oferecer todo apoio necessário para as pessoas que passam por um momento de conflito ou de instabilidade emocional. Fazemos isso o ano todo, porém em setembro reforçamos essas atividades”, comenta.

Entre as ações programadas estão palestras, encontros e bate-papos em escolas e instituições. “Teremos atividades realizadas pelo SAP em escolas estaduais (com professores e alunos), nas unidades básicas de saúde, em espaços de cumprimento de medidas socioeducativas, na Guarda Mirim, na Unipar, no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e outros espaços ainda a serem definidos no decorrer do mês”, observa.

Nathalia adianta ainda que na última semana do Setembro Amarelo os profissionais do SAP farão plantão psicológico em horário de expediente para atender às demandas espontâneas do município. “Com profissionalismo e dedicação – e principalmente com o envolvimento dos familiares e da sociedade – seguramente poderemos contribuir para que mais e mais pessoas superem seus traumas e conquistem a força necessária para viver”, pondera a psicóloga, acrescentando que quem precisar de mais informações pode ligar para o SAP no telefone (44) 3906-1159 ou (44) 98402-9642.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.