Bancários paralisam atendimento pelo terceiro dia consecutivo em Umuarama
A previsão é de que o atendimento volte ao normal ao meio-dia. Para a semana que vem, não está descartada uma greve por tempo indeterminado
O Sindicato dos Bancários de Umuarama e Assis Chateaubriand promove, nesta quinta-feira (30), pelo terceiro dia consecutivo, uma paralisação nas agências bancárias de Umuarama. Todas as unidades da cidade, incluindo as duas da Caixa Econômica Federal, estão com atendimento suspenso até o meio-dia.
A paralisação ocorre devido a impasses nas negociações salariais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Na quinta-feira (29), a Fenaban apresentou duas novas propostas de reajuste, que foram recusadas pelo Comando Nacional dos bancários. No dia anterior, outras duas propostas também haviam sido rejeitadas.
As negociações devem ser retomadas na manhã desta sexta-feira (30), em São Paulo. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), esse será o último dia de negociações antes de uma possível greve por tempo indeterminado.
Na próxima semana, uma assembleia será realizada para definir os próximos passos do movimento. O secretário-geral do sindicato, Edilson José Gabriel, afirmou que, caso não haja acordo até lá, os bancários devem optar pela greve. “Se até o dia da assembleia [quarta-feira, 4] não houver uma proposta melhor, a orientação será pela greve”, declarou em recente entrevista ao OBemdito.
Esta é a quarta paralisação dos bancários em Umuarama nesta semana. Na segunda-feira (26), o atendimento foi suspenso até as 12h nas agências do Banco Itaú e do Bradesco. Na terça, apenas as agências da Caixa Econômica funcionaram pela manhã. Nos últimos dois dias, todas as agências tiveram o atendimento suspenso. As mobilizações começaram em maio, com o início das discussões sobre reajuste salarial e outras reivindicações da categoria.