Umuarama é destaque nacional mais uma vez, agora em saneamento básico
O indicador é fundamental para garantir condições mínimas para a população
Umuarama ocupa o 4º lugar no ranking nacional nas coberturas de abastecimento de água e coleta da rede de esgoto, além da coleta de resíduos domésticos e destinação do lixo. A cidade foi destaque no item ‘Saneamento’, completando outros índices que colocam municípios paranaenses na liderança do Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado na quarta-feira (21) pelo Centro Brasileiro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria.
Esse indicador é fundamental para garantir condições mínimas de vida com dignidade para a população e essencial também enquanto temática de saúde pública. “Muito foi feito nos últimos anos para ampliar a captação e tratamento de esgoto em nossa cidade, graças a um trabalho constante junto ao governo do Estado, aos nossos representantes políticos e também em parceria com a Sanepar”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom.
A companhia é responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos na cidade. “Como resultado desses esforços, conseguimos assegurar grandes investimentos em saneamento, elevando os percentuais de abastecimento (praticamente 100% da cidade têm água tratada nas torneiras) e de tratamento de esgoto, que chegará a 96% com o investimento de R$ 11 milhões assegurado junto à Sanepar.
Com o investimento assegurado pela companhia, serão contempladas com ligações de esgoto moradores dos bairros Taruma, Ipê, Belo Monte, Janina, Acácia, Itália II e Itália III e demais loteamentos, na região próxima do Conjunto Sonho Meu.
Além do Paraná ser destaque nacional em sustentabilidade, em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, Curitiba e Maringá aparecem entre as dez melhores no Ranking de Competitividade dos Municípios, composto por 65 indicadores divididos em 13 pilares temáticos (sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações) e três dimensões (economia, sociedade e instituições).
Curitiba é a cidade paranaense mais bem colocada (7º lugar) no ranking das mais competitivas do país. Maringá aparece em 9º, com avanço de duas colocações e boa posição na dimensão Sociedade (crescimento de 44 posições). As dez mais competitivas são Florianópolis, São Paulo, Vitória, Porto Alegre, Barueri, São Caetano do Sul, Curitiba, Campinas, Maringá e São Sebastião.
O Paraná também colocou 13 municípios entre os 100 melhores do país. Umuarama (77º no país e 26º lugar entre os Estados do Sul) teve um salto de 20 posições. As outras cidades bem ranqueadas são Pato Branco, em 28º do ranking geral e 10º na região Sul, com crescimento de 34 posições; Francisco Beltrão (37º e 15º, respectivamente), salto de 21 posições; Campo Mourão (42º e 16º), evolução de 47 posições; Toledo (46º e 17º), salto de 39 posições; Londrina (48º e 18º); Pinhais (49º e 19º); Paranavaí (57º e 20º); Cascavel (68º e 23º); Araucária (70º e 25º); e Ponta Grossa (87º e 28º).
Paranaguá foi o segundo município que mais avançou do país. A cidade do Litoral aparece na 131ª colocação, com 124 posições conquistadas após o avanço nas 3 dimensões: instituições (+84 posições), sociedade (+50 posições) e economia (+140 posições). Os cinco municípios que mais ganharam posições no ranking geral foram, respectivamente, Rio das Ostras (RJ), Paranaguá (PR), Saquarema (RJ), Votorantim (SP) e Catalão (GO).
A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa 404 municípios (7,25% do universo de municípios), representando as cidades do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a população oficial dos municípios com base nos dados definitivos do Censo Demográfico de 2022. No Paraná, foram analisadas 26 cidades.