Livro apresenta proposta pedagógica para rede municipal de ensino de Umuarama
O lançamento aconteceu na noite desta segunda-feira (3), no Harmonia Clube de Campo
Um grande evento na noite de segunda-feira, 3, no Harmonia Clube de Campo, reuniu os profissionais de educação do município e marcou o lançamento do livro ‘Proposta Pedagógica Curricular da Rede Municipal de Ensino de Umuarama’, que aborda de forma particular os pressupostos, conceitos e fundamentações das práticas educacionais locais.
O prefeito Celso Pozzobom prestigiou o evento, ao lado da secretária municipal da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso e da equipe da secretaria envolvida no projeto. Após agradecer aos incansáveis profissionais da educação, cujo quadro de funcionários soma 1.711 pessoas, o prefeito destacou o carinho e o respeito com que a equipe da secretaria conduz a educação em Umuarama.
A secretária Mauriza explicou que o momento de estudo e planejamento foi preparado para se conhecer um pouco mais da identidade e pensar nos próximos passos. “Não queremos tomar qualquer caminho. Nossa missão é servir com zelo e compromisso aos mais de 10.500 estudantes do berçário ao quinto ano e da EJA (ensino de jovens e adultos) matriculados em nossa rede, que são a nossa razão de ser”, apontou.
Pozzobom lembrou que a rede vem crescendo a cada ano tem alcançado bons índices nas avaliações, “graças ao trabalho coletivo dos que transportam nossas crianças, que as recebem na escola com o sorriso, que preparam o melhor cardápio, que deixam as salas limpas e que ministram as aulas de diferentes componentes e campos de experiências”, agradeceu, estendendo-se aos que acompanham os alunos da educação especial, administram a unidade educacional desde a documentação escolar, até o funcionamento da unidade educacional, o secretário escolar, direção e coordenação pedagógica.
Por fim a secretária manifestou o desejo de que este trabalho inspire outras secretarias de Educação a buscarem a sua identidade, e principalmente aos profissionais da rede de ensino municipal, para que produzam conhecimento e o sistematizem em futuras publicações.
“Adotar a teoria histórico-cultural de Vygotsky como referencial metodológico é um ato de coragem, pois implica promover um ambiente de aprendizagem dinâmico, colaborativo e culturalmente relevante, que prepara nossos estudantes para serem cidadãos colaborativos, reflexivos, autônomos, críticos e participativos na sociedade”, completou, lembrando que o processo que resultou no livro nasceu de um questionamento que surgiu na semana pedagógica de 2019 – ou seja, foram quase cinco anos de discussões, aprendizados, pesquisa e colaboração.
O livro “Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Umuarama: Pressupostos, conceitos e fundamentos” é composto por 13 capítulos, foi escrito pelas coordenações educacionais da SME e organizado pela professora doutora Nerli Nonato Ribeiro Mori, titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e pela secretária de Educação Mauriza Lima, coordenadora geral Elisangela Reis e coordenadora da Equipe Pedagógica, Patrícia Abucarma.
Colaboraram com a escrita dos capítulos os coordenadores educacionais Dayane Horwat Imbriani Oliveira, Gisele dos Santos Gasparetto, Silvia Regina Watanabe, Marta Almeida de Souza Klichowski, Eliza Revesso Vieira Pereira, Fátima Regina dos Santos Silva, Juliana Boleta Mattos e Michela Elisangela Ehrlich Tanaka, Fábio Sakata, Andréa Pinesso, Nerli Mori, Angela Pinto Tavares Baccarin, Maria de Lourdes Castanha de Freitas e Priscila Ramos Gimenez dos Santos, Elaine Darli Baffilli Hirt e Maria Aparecida de Lima Meira Nakasugui.
Um coquetel oferecido aos convidados encerrou o evento.
(Assessoria PMU)