Graça Milanez Publisher do OBemdito

Sonho realizado: Cabeleireira transforma chácara em loja de plantas

Acompanhando a tendência em alta dos garden centers, ela investiu numa estrutura arrojada, que tem encantado os clientes

A cabeleireira Claudia Segawa em seu Garden Center: empreendedorismo aliado ao bem-viver - Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Sonho realizado: Cabeleireira transforma chácara em loja de plantas
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 13 de fevereiro de 2023 às 20h30 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 14h32

Sabe aquela vontade de morar num pequeno paraíso, para levar uma vida mais tranquila, rodeada de plantas? Ela realizou. E, anos depois, transformá-lo num negócio bacana, para compartilhar o aprendizado que obteve na lida com a jardinagem? Ela fez.

Claudia Segawa, 72 anos, cabeleireira, em 2019 adquiriu uma chácara de cinco mil metros quadrados na região do bairro São Cristóvão para morar com a família e os vários cães de rua que adotou. Com o tempo a cabeleireira foi ajeitando o espaço para deixar do modo que idealizou: fez jardim, horta, plantou árvores frutíferas e… celebrou a vitória.

Com o capricho e a responsabilidade que imprime em tudo o que faz, Claudia deixou o lugar com ar singular, aprazível, que encanta à primeira vista. “Todos que me visitam ficam admirados! Só recebo elogios! Foi um trabalho que valeu muito todo o esforço!”.

Logo, jardinagem virou hobby. Mas dona de uma mente enérgica e criativa, foi além. “Montei uma estufa para produzir mudas, sem maiores pretensões, inicialmente”, conta Claudia. Mas ao ver o quanto tudo prosperou, decidiu que poderia transformar a chácara numa ‘loja’ a céu aberto.

Então investiu em outra estufa, maior e mais arrojada; e num espaço para recepção ao cliente, construído com madeira bruta, conferindo um aspecto rústico e charme de butique. “Sonho realizado”, exclama a cabeleireira, que levou a equipe de OBemdito para conhecer setor por setor do seu paraíso particular.

O que a levou a esse empreendimento? A resposta é curta e firme: “Amor à terra! Adoro cultivar… horta, pomar, flores!”. Claudia também é sagaz quando perguntada se o negócio vai vingar. “Tem só um mês; ainda é cedo para tirar conclusões, mas tenho boas expectativas pois primando pela qualidade do que comercializo, com preço que agrade o cliente, pode emplacar, sim”, avalia.

Para encher as ‘prateleiras’ da ‘Claudia Segawa Garden Plantas’, além do que produz, a cabeleireira adquiriu para revenda milhares de outras opções de plantas ornamentais, das mais comuns, a raras e exóticas. Entre as que ela destaca estão tacca chantrieri (flor-morcego), zamioculca black, ficus elástica tineke, begonia maculata e calla. E entre as mais procuradas cita as orquídeas, rosas do deserto, cactos e suculentas. São mais de 1,2 mil à venda.

Vasos confeccionados por ela: artesanato é outra paixão a que se dedica, na chácara

O mix de cores, formas e perfumes das plantas da CS Garden reflete uma harmonia indescritível, que seduz o cliente. “De uns tempos para cá as pessoas estão mais interessadas em jardinagem, muitas porque encontram prazer no contato com a natureza, outras porque encaram a atividade como uma maneira de reduzir o estresse, mas todas, acredito, buscam deixar o ambiente em que moram ou trabalham mais agradável, mais bonito”, deduz Claudia.

Opção de presente

Quando conversa sobre as probabilidades do seu negócio ganhar projeção, Claudia não esquece de mencionar outro fator determinante: presentear com plantas. “Isso não é novidade, mas me parece que tem aumentado o interesse das pessoas em dar plantas de presente, visto que tradicionalmente o ato representa a demonstração de muita afeição”, opina.

Para esta finalidade, CS Garden possui várias espécies, para todos os gostos. “Lembrar de uma data especial de uma forma singela, delicada, somente dando flores de presente, já que são símbolo máximo da beleza da natureza, da paz, do bem-estar e do amor”, arremata a empresária.

Estufa com capacidade para milhares de plantas: investimento arrojado para concretização do projeto

Vasos artesanais

E já que está com a mão na terra, não custa pôr a mão na massa, porque quem tem planta quer vaso. Nem sempre isso é a premissa, mas para Claudia foi “quase isso”.

Junto com o dom de cultivar plantas carrega há muito tempo, também, habilidades para esculpir vasos. Nas horas de folga ora se dedica a um, ora a outro. “Não sei dizer do que gosto mais; o que tenho certeza é que ambos me dão muita paz, prazer e orgulho dos resultados”.

Agora que abriu a loja tem mais um motivo para se focar nesta arte, já que, junto com as plantas, está comercializando o que faz. “São vasos de formato exclusivo, bem diferentes dos que costumamos encontrar no mercado”, avisa Claudia, que diz não pretender largar tão cedo seu ofício de cabeleireira, ao qual se dedica desde os 14 anos.

O empreendimento está localizado na rua Claudino Fernandes, 1401, no Parque Lago Azul, próximo à Associação da Caixa Econômica de Umuarama. O telefone para contato é o (44) 99976-0371.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.