Daniel Grafiteiro exibe orgulho pelo dom que carrega: tinta spray é faz parte da sua rotina profissional (FOTO: DANILO MARTINS/OBEMDITO)

Umuarama

Daniel, o grafiteiro que se realiza na arte urbana: “nasci desenhando”

Na adolescência, por quatro anos, o umuaramense morou em São Paulo e foi lá que se encantou com essa forma de expressão artística

Daniel Grafiteiro exibe orgulho pelo dom que carrega: tinta spray é faz parte da sua rotina profissional (FOTO: DANILO MARTINS/OBEMDITO)
Daniel, o grafiteiro que se realiza na arte urbana: “nasci desenhando”
Graça Milanez
OBemdito
20 de junho de 2022 12h14

Daniel Adolfo, 41, o Daniel Grafiteiro, tem uma firma de pintura que gera oito empregos. Com sua equipe, presta serviços de pintura em geral na construção civil, mas é na arte urbana que se realiza e, por isso, se dedica mais. Diz que “adooora” o que faz, até por que “rende mais”, admite.

Das ruas, seu talento ganhou notoriedade e vai também para o privado: muitas empresas, igrejas, bares, residências estão com a marca do artista. “Isso tá no sangue: nasci desenhando”, afirma, ao ser perguntado se é um autodidata ou se estudou para desenvolver o dom.

“Percebi que tinha facilidade no desenho e, com 13 anos, comecei a pintar tela; para entender sobre luz, sombra, perspectiva, fiz um curso por correspondência, do tipo que a apostila chegava pelo correio”, conta, demonstrando orgulho pela iniciativa que teve [isso foi e 1997, quando tinha 17 anos de idade].

Na adolescência, por quatro anos, Daniel morou em São Paulo e foi lá que se encantou com essa forma de expressão artística [a cidade paulistana é referência mundial no gênero da arte de rua].

Não demorou para migrar do óleo sobre tela para a tinta spray.  Quando voltou para Umuarama, em 1997, trouxe na bagagem uma boa experiência e inspiração para empreender por aqui.

Se o grafite no mundo surgiu como uma arte transgressora, como suporte de protesto, Daniel deixa transparecer que, definitivamente, isso não é sua vibe. Competência técnica não falta, mas seu trabalho tem cunho comercial. Sua única pretensão é atender o cliente, “prestando um serviço diferenciado, pra o resultado ser admirado e, principalmente, colaborar para deixar a cidade mais bonita”.

Seja a céu aberto ou em ambientes fechados, o que o grafiteiro persegue é ganhar a vida com sua arte. “Sou de família pobre, filho de pais separados, órfão de mãe ainda menino… Eu me considero um cara que venceu na vida, graças a Deus; não tem crise pra mim, não”, diz o grafiteiro, que é pai de três filhos, tem casa própria com piscina, camionete 4×4 e duas motos esportivas mil cilindradas para passeios.

Elogios da professora

Há poucos dias Daniel se surpreendeu com uma mensagem que chegou de uma professora que teve na quarta séria, com pedido de desculpas – a mesma que lá atrás não entendia o seu jeito intrépido de se comportar. “Para ela, eu vivia rabiscando os cadernos e paredes, fato que me criticava, me chamava a atenção”, conta.

Mas a bronca não tirava seu ânimo, nem as ideias que tão espontaneamente surgiam em sua mente: “Na volta do recreio à sala de aula, eu andava bem depressa, chegava antes de todos, pra desenhar no quadro; fazia muito isso”.

Em áudio, a professora confessa estar arrependida. “Ela disse que depois que viu meus murais na cidade virou minha fã, me parabenizou e me elogiou bastante; eu nem lembrava mais disso, mas fiquei feliz pela declaração dela, reconhecendo ter errado nos julgamentos que fazia de mim, no passado”, conta, salientando tê-la perdoado.

Painéis – Onde ver

Um dos murais de autoria de Daniel Grafiteiro está localizado na esquina da avenida Cabo Francisco Damião da Silva com a rua Rodrigues Alves [em frente ao 25º Batalhão da PM]. A imagem de um violão protagoniza a cena publicitária, que custou ao contratante R$ 3 mil [hoje um trabalho semelhante gira em torno de R$ 6 mil, informa o grafiteiro].

Outros trabalhos em grafite podem ser apreciados na Igreja São Paulo, na escola LIG, no Arena Castelo Society Bar, no Strike Bowling Bar, na Momo Escapamento e na clínica Magras.

O telefone para contato com o profissional é (41) 99668-2647.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.