Culturas como a do abacaxi, alvo do programa que o município vai lançar, exigem pouco espaço para plantio (Foto: Marcio Di Pietro / Divulgação)

Umuarama

Prefeitura vai oferecer mudas frutíferas e apoio para pequenos produtores rurais

Ideia é produzir localmente aquilo que é comprado de outras cidades e regiões

Culturas como a do abacaxi, alvo do programa que o município vai lançar, exigem pouco espaço para plantio (Foto: Marcio Di Pietro / Divulgação)
Prefeitura vai oferecer mudas frutíferas e apoio para pequenos produtores rurais
Redação
OBemdito
16 de junho de 2022 18h02

A Secretaria Municipal de Agricultura lança no próximo dia 30 deste mês de junho, a partir das 14h, no anfiteatro da Prefeitura, uma iniciativa que trará novas alternativas de produção às pequenas propriedades de Umuarama.

É o Programa + Frutas, criado após uma extensa pesquisa de campo que levou em conta fatores climáticos, características do solo e a ‘vocação’ dos agricultores, com a perspectiva de aumentar a renda e atender a grande demanda do mercado local e regional.

A maior parte das frutas vendidas nas feiras e supermercados da cidade, bem como adquirida pelo município para programas sociais e a merenda escolar, vem de outras cidades e até de regiões. Para o prefeito Hermes Pimentel, esse grande mercado pode ser atendido pelos produtores locais, com a oferta de produtos frescos e de qualidade, sem o custo elevado do frete.

O objetivo geral do programa, segundo o secretário de Agricultura, Cleverson Alvarenga, é atingir um grande número de produtores para transformar Umuarama em polo regional na produção de frutas, aproveitando as condições gerais do município.

“Nesta primeira etapa, nossa meta é atrair 82 pequenos agricultores para cultivar uma área de pelo menos 28 hectares com irrigação, para melhorar a produtividade”, anunciou.

O diretor de Agricultura e Pecuária, Murilo Teixeira, explica que o programa utilizará o sistema agroecológico. “Isso aumenta a necessidade de acompanhamento técnico e principalmente a atenção do produtor, resultando em um produto saudável em sintonia com a agenda estadual de produção de alimentos”, apontou.

Outra vertente importante é que, além de atender ao mercado tradicional, o Programa + Frutas permitirá aos produtores conexão com outros programas e secretarias, caso do turismo rural.

“Nossa ideia é que o consumidor visite o campo e colha as frutas que quer levar, como, por exemplo, uvas e morangos. Para isso, é importante o produtor aderir, investir no cultivo e preparar a propriedade para a visitação, que vai agregar valor à sua produção”, complementou o secretário.

Para os produtores interessados, que já podem se inscrever junto à Secretaria Municipal da Agricultura, o município pretende ofertar mudas de abacaxi, banana, citrus (laranja e mexerica), goiaba, mamão, maracujá, morango e uva. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Além da Prefeitura, o programa conta com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu).

A Prefeitura disponibilizará serviço de hora/máquina para o preparo do solo, insumos (como calcário) e mudas frutíferas de qualidade. O IDR/PR entra com a assistência técnica aos produtores inscritos e eventual financiamento, através de programas estaduais.

Os projetos de irrigação ficarão a cargo da UEM e a Cooperu disponibilizará estrutura de comercialização dos produtos. O Senar oferecerá cursos de capacitação aos produtores.

O produtor que firmar adesão se comprometerá a seguir as orientações das instituições envolvidas, enquanto participante, e será responsável pelos investimentos – especialmente na irrigação –, podendo deixar o programa no futuro, caso queira.

“Não temos dúvida que o programa será um sucesso, aumentando os ganhos da propriedade e a qualidade de vida do produtor e sua família, diante das ótimas condições preparadas pela nossa equipe e da demanda do mercado. Por falta de opções locais, a maioria das frutas comercializadas pelo nosso comércio hoje vem de outros Estados”, completou o prefeito Hermes Pimentel.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.