Foto: Prefeitura de Umuarama

Umuarama

Parceria entre Secretaria de Educação e IFPR garante padronização em escolas municipais de Umuarama

Foto: Prefeitura de Umuarama
Parceria entre Secretaria de Educação e IFPR garante padronização em escolas municipais de Umuarama
Assessoria Prefeitura
OBemdito
2 de junho de 2022 18h10

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o curso de Arquitetura do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que prevê a padronização nos móveis das secretarias das escolas municipais – e futuramente nos centros de educação infantil (CMEIs) – já concluiu os projetos personalizados para cada unidade educacional.

O resultado do trabalho será apresentado durante café da manhã no próximo dia 9, no anfiteatro da Prefeitura, com a presença dos diretores e coordenadores das escolas, alunos do curso e a equipe da Secretaria de Educação.

O projeto foi iniciado em janeiro, depois que o pedido foi aceito pela coordenação do curso e pelo diretor do IFPR, professor Carlos José Dalla Nora. A professora Juliana Cavalaro Camilo conduziu o trabalho, com o acompanhamento da arquiteta Camila Gisele Piccolo, da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos da Prefeitura.

“Os alunos do 4º ano de Arquitetura aproveitaram o projeto como trabalho de conclusão de curso e capricharam. As propostas já foram adequadas e no dia 9 vamos apresentar o resultado final aos diretores e coordenação das escolas, inclusive com os descritivos – o que facilita o processo licitatório”, explicou a secretária Mauriza de Lima Menegasso.

A opção pelas escolas municipais, nesta primeira etapa, se justifica pela quantidade de alunos – em comparação com os CMEIs –, que significa maior volume de materiais a serem arquivados. “Além disso, também queremos melhorar o ambiente para o trabalhado dos funcionários e para o atendimento à clientela. Hoje não temos um padrão de balcões, armários e mesas. A maioria dos móveis já é bem antiga”, acrescentou.

O projeto tem o apoio do prefeito Hermes Pimentel. Além de atender à necessidade do município, a parceria aproxima os acadêmicos da atividade prática. É uma boa oportunidade para aplicarem na prática os conhecimentos teóricos que estão adquirindo através do curso. “Será um diferencial importante para os alunos envolvidos”, comenta a professora Juliana.

A educação municipal conta com cerca de 9,5 mil crianças matriculadas nas diferentes modalidades de ensino. “Queremos concluir as reformas em andamento, ampliar a oferta de vagas, transformar mais estabelecimentos em tempo integral e implantar novas tecnologias para desenvolver a educação, além de garantir um ambiente adequado aos servidores. Nesse contexto, a reforma das secretarias tem grande importância”, completou Mauriza.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.