Colunistas

Valdir Miranda: Umuarama vive ambiente desolador de lideranças políticas

Pior: as lideranças formadas nas últimas duas décadas estão pendurando as chuteiras, sem predisposição para disputar novas eleições

Valdir Miranda: Umuarama vive ambiente desolador de lideranças políticas
LEONARDO REVESSO
OBemdito
22 de fevereiro de 2021 18h38

…PRIMEIRO PONTO

É preciso pensar bastante para falar sobre política ou políticos em Umuarama. Ou então não pensar nada e escrever sobre o quadro que está posto, repetindo basicamente o que já se dizia 10, 15, 20 anos atrás. 

Só que antes, lá atrás, existiam poucos partidos políticos, mas proliferavam lideranças. Ou seja, numa eleição municipal tínhamos várias opções de escolha. O mesmo ocorria com as eleições para a escolha de deputados estadual e federal. 

Saindo de um considerável período sabático ao qual me impus, corri os olhos sobre o panorama político de Umuarama e encontro um ambiente desolador no que se refere à presença de novas lideranças, que, aliás, foram rareando ano após ano. 

Pior: as lideranças formadas nas últimas duas décadas estão pendurando as chuteiras, sem predisposição para disputar novas eleições. Lamentável que essas mesmas pessoas que detinham o voto do eleitor no município não enxerguem hoje perspectivas positivas para Umuarama, politicamente falando, num futuro próximo. 

É tema para muitas reflexões para as quais estão convidadas as lideranças empresariais, sindicais, religiosas ou assistenciais – enfim, o conjunto as sociedade. E à imprensa fica o convite para promover o debate sobre a política local.  Mas política com “P” maiúsculo, sem politicagem ou picaretagem e também sem as paixões pessoais.

A importância da prática política que nos últimos anos foi ferida de morte por um processo de degradação que segue o exemplo do faroeste caboclo: atira antes, pergunte depois; ou acusa e depois o acusado que corra para provar que é inocente. 

Esse processo tem afastado as pessoas tidas como do bem, que com cargo público poderiam prestar enorme serviço à sociedade, do debate político.  Esse vai ser o foco desta despretensiosa coluna que acabou por me tirar da cômoda posição de mero expectador.

…SEGUNDO PONTO 

 O Brasil tem hoje, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 33 partidos políticos regularizados (aptos, portanto, a receber recursos do chamado Fundo Eleitoral – ou dinheiro público). Desse total, Umuarama tem 15 partidos regularizados, de acordo com o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias da Justiça Eleitoral. Todos eles com comando provisório, com exceção ao PT que conta com diretório municipal. A Câmara Municipal é composta por 10 vereadores que representam sete partidos.  

…O PONTO A MAIS 

No próximo ano novamente vamos às urnas, desta vez para escolher Presidente da República, Governador, Senador e Deputados federais e estaduais. Quem de Umuarama está disposto a concorrer. Ou as eleições de 2022 será a pá de cal definitiva sobre a trajetória de uma cidade tão nova, mas com uma história muito rica que ainda está sendo escrita.    

Até a próxima.   

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.