A cirurgiã dentista Andressa Novaes / DIVULGAÇÃO

Saúde

Como se livrar do mau hálito, problema que afeta 40% da população

Confira as informações repassadas pela cirurgiã dentista Andressa Novaes e o médico Gilberto Carlos Lopes

A cirurgiã dentista Andressa Novaes / DIVULGAÇÃO
Como se livrar do mau hálito, problema que afeta 40% da população
Redação
OBemdito
13 de maio de 2021 20h02

Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 40% da população possui mau hálito de forma frequente, sem contar os casos esporádicos que acometem as pessoas no dia a dia. Apesar de ter causas diversas, os fatores que mais provocam a halitose estão associados à saúde bucal.

Mas como aliviar esse infortúnio? A dentista Andressa Novaes, de Umuarama, conversou com OBemdito e apresenta informações importantes.  

Há as causas fisiológicas do mau hálito, como acontece, por exemplo, com a halitose matinal, que é removida quando a higiene bucal é realizada.

No entanto, quando a halitose é persistente, pode significar desordens orais, como a presença de infecções, doença periodontal (inflamação gengival evoluída, que acomete o tecido ósseo), gengiva inflamada, saburra lingual (camada de restos alimentares na superfície da língua) e próteses porosas ou mal adaptadas. 

Há também a possibilidade de desordens sistêmicas, como as úlceras gastrointestinais, diabetes mellittus, leucemia, estresse, ansiedade, entre outras.

Como a maior parte dos casos persistentes é causada por desordens orais, a doutora Andressa afirma que a higiene bucalé imprescindível para um bom hálito e é necessário que essa limpeza seja feita de forma correta. 

“O fio dental deve ser utilizado antes da escovação, pois ele é o responsável em remover os restos alimentares que ficam impactados entre os dentes, onde a escova não alcança. Em seguida, deve-se fazer a escovação em todas as faces dos dentes, finalizando com a escovação lingual”, explica a dentista.

Além disso, há a indicação também da realização de limpezas profissionais a cada seis meses, para que haja a remoção do acúmulo de cálculo(também conhecido como tártaro) e restos alimentares que causam o mau hálito.

O que usar para combater o mau hálito

Para aliviar a halitose, além da escovação correta, também é necessário que o creme dental utilizado também seja eficiente. Nesse caso, a orientação é que se avalie a presença deflúore componentes que tragam refrescância, como o sabor menta, nesses produtos.

“Vale ressaltar que, o que garante uma boa higiene bucal não é a quantidade de produto utilizado e a força empregada, mas, os movimentos e repetições aplicadas ao dente, removendo, dessa forma, todo resíduo alimentar e placa bacteriana”, enfatiza Andressa.

Segundo a dentista, os enxaguantes bucais também podem ser aliados contra as inflamações bucais, porém, “o seu uso indiscriminado é contraindicado”.

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, a técnica caseira de uso do bicarbonato de sódio e do sumo do limão não é indicada por Andressa para tratar o mau hálito. De acordo com a dentista, ambos possuem ação abrasiva e corrosiva, e podem causar danos ao esmalte dos dentes, caso sejam utilizados em excesso.

“É de extrema importância a conscientização de que a saúde bucal faz parte da saúde geral do paciente, ele não estará saudável se houver a presença de cáries, mau hálito e doenças gengivais”.

A dentista ainda observa que doenças gastrointestinais também podem causar mau hálito. E, em casos de halitose recorrente e problemas bucais descartados, recomenda-se uma avaliação com um gastroenterologista para que seja investigada a sua origem.

Relação entre o mau hálito e o estômago

Segundo o médico gastroenterologista Gilberto Lopes, embora os problemas no estômago não sejam as principais causas do mau hálito, as doenças como gastrite por H. pylori e o refluxo gastroesofágico também podem causar halitose. 

O médico Gilberto Carlos Lopes / FOTO: DIVULGAÇÃO

Isso acontece pois pode existir uma demora para esvaziar os alimentos do estômago, gerando uma fermentação por ação das bactérias e liberando odores. 

“Os gases liberados pelo refluxo também podem deixar na boca um odor desagradável do alimento ingerido, principalmente, dos mais fortes, como a cebola, por exemplo”, pontua o doutor Gilberto. 

Além desses, o câncer no estômago também pode causar mau hálito, devido à putrefação do tecido canceroso, que gera odor e passa pelas vias aéreas causando um hálito ruim que chega até a boca. 

Por conta da gravidade a que o problema pode estar associado é que se recomenda a avaliação odontológica e médica, a fim de que a doença seja tratada de forma correta.

SERVIÇO

Cirurgiã dentista, Andressa Novaes. Atende no Consultório Odontológico Dra. Roseli Novaes, rua Curupai, 3327. Fone: (44) 3624-7713 – Umuarama (PR).

Médico gastroenterologista, Gilberto Carlos Lopes. Atende na Gastro Umuarama, rua Jussara, 3516. Fone: (44) 2031-0180.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.