A mortalidade infantil e na infância é um dos principais indicadores que demonstram a qualidade da saúde para gestantes, recém-nascidos e crianças menores de 5 anos. No Brasil esse índice é de 12,4 para menores de 1 ano e 14,4 para menores de 5 anos.
Em Umuarama, após quatro anos de dedicação dos profissionais, por meio de parceria entre unidades de saúde, Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) e Centro Mãe Paranaense, esse índice foi reduzido a um dígito – 9,9 – e coloca o município entre uma lista restrita no Paraná.
Michelle Siqueira Fazoli, enfermeira coordenadora do CRMI, relata que o índice de mortalidade infantil na cidade em 2017 era 15,3, em 2018 caiu para 12,8, em 2019 subiu para 16,2, em 2020 caiu para 14,7 e agora, em 2021, chegou a 9,9 (veja tabela nesta página).
“A redução da mortalidade infantil a um dígito é resultado de um trabalho em equipe que dura cerca de quatro anos, com a reorganização dos atendimentos de pré-natal nas unidades por meio da implantação de novas estratégias municipais do Rede Mãe Paranaense por meio do Programa Nascer em Umuarama”, detalha.
Ela comenta que o CRMI é referência quando se fala em atendimentos materno-infantil. “Somos responsáveis por todas as consultas especializadas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria. Contamos com equipe especializada nos atendimentos de pediatria geral, neonatologia, gastropediatria, alergopediatria, nutrição infantil, ginecologia, obstetrícia, mastologia e nutrição infantil e materna, ou seja, um atendimento integral, abrangente, completo”, resume.
A enfermeira indicou que no CRMI são realizadas consultas em pediatria, gastropediatria, alergologia, neonatologia, nutrição infantil, ginecologia, pré-natal, mastologia e nutrição obstétrica.
“Fazemos ainda biópsia de colo uterino, cauterização química e física de lesões, colposcopia diagnóstica, inserção de dispositivo intrauterino (DIU), ambulatório de pequenas cirurgias e demais demandas ginecológicas. Tanto a mamãe quanto a criança são atendidas integralmente e bem cuidadas”, observa.
O CRMI fica em frente à Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de facilitar o acesso da população. “Temos uma estrutura muito ampla, com 7 consultórios médicos, consultório de enfermagem, recepção, salas de espera, sala de acolhimento, banheiro, copa, expurgo, sala de esterilização e almoxarifado. Nossa equipe conta com 15 profissionais médicos (7 pediatras, 8 ginecologistas – sendo 4 obstetras), enfermeira, nutricionista, técnicas de enfermagem, recepcionista, estagiárias e serviços gerais”, aponta.
Além dessa estrutura especial, o CRMI é também ambulatório escola, onde recebemos médicos residentes e acadêmicos de Medicina da Unipar (Universidade Paranaense) e alunos dos cursos técnicos na área da saúde de toda cidade.
“Contribuímos com a formação e capacitação profissional e temos como objetivo principal atender nossos pacientes com qualidade e eficiência, de modo que suas demandas sejam solucionadas e suas necessidades supridas da melhor forma possível”, finaliza Michele.
(Fonte: Prefeitura de Umuarama)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais