Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama comemora redução do índice de mortalidade infantil para 9,9

A mortalidade infantil e na infância é um dos principais indicadores que demonstram a qualidade da saúde para gestantes, recém-nascidos […]

Umuarama comemora redução do índice de mortalidade infantil para 9,9
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de fevereiro de 2022 às 19h06 - Modificado em 9 de fevereiro de 2022 às 11h35
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

A mortalidade infantil e na infância é um dos principais indicadores que demonstram a qualidade da saúde para gestantes, recém-nascidos e crianças menores de 5 anos. No Brasil esse índice é de 12,4 para menores de 1 ano e 14,4 para menores de 5 anos.

Em Umuarama, após quatro anos de dedicação dos profissionais, por meio de parceria entre unidades de saúde, Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) e Centro Mãe Paranaense, esse índice foi reduzido a um dígito – 9,9 – e coloca o município entre uma lista restrita no Paraná.

Michelle Siqueira Fazoli, enfermeira coordenadora do CRMI, relata que o índice de mortalidade infantil na cidade em 2017 era 15,3, em 2018 caiu para 12,8, em 2019 subiu para 16,2, em 2020 caiu para 14,7 e agora, em 2021, chegou a 9,9 (veja tabela nesta página).

“A redução da mortalidade infantil a um dígito é resultado de um trabalho em equipe que dura cerca de quatro anos, com a reorganização dos atendimentos de pré-natal nas unidades por meio da implantação de novas estratégias municipais do Rede Mãe Paranaense por meio do Programa Nascer em Umuarama”, detalha.

Ela comenta que o CRMI é referência quando se fala em atendimentos materno-infantil. “Somos responsáveis por todas as consultas especializadas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria. Contamos com equipe especializada nos atendimentos de pediatria geral, neonatologia, gastropediatria, alergopediatria, nutrição infantil, ginecologia, obstetrícia, mastologia e nutrição infantil e materna, ou seja, um atendimento integral, abrangente, completo”, resume.

A enfermeira indicou que no CRMI são realizadas consultas em pediatria, gastropediatria, alergologia, neonatologia, nutrição infantil, ginecologia, pré-natal, mastologia e nutrição obstétrica.

“Fazemos ainda biópsia de colo uterino, cauterização química e física de lesões, colposcopia diagnóstica, inserção de dispositivo intrauterino (DIU), ambulatório de pequenas cirurgias e demais demandas ginecológicas. Tanto a mamãe quanto a criança são atendidas integralmente e bem cuidadas”, observa.

O CRMI fica em frente à Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de facilitar o acesso da população. “Temos uma estrutura muito ampla, com 7 consultórios médicos, consultório de enfermagem, recepção, salas de espera, sala de acolhimento, banheiro, copa, expurgo, sala de esterilização e almoxarifado. Nossa equipe conta com 15 profissionais médicos (7 pediatras, 8 ginecologistas – sendo 4 obstetras), enfermeira, nutricionista, técnicas de enfermagem, recepcionista, estagiárias e serviços gerais”, aponta.

Além dessa estrutura especial, o CRMI é também ambulatório escola, onde recebemos médicos residentes e acadêmicos de Medicina da Unipar (Universidade Paranaense) e alunos dos cursos técnicos na área da saúde de toda cidade.

“Contribuímos com a formação e capacitação profissional e temos como objetivo principal atender nossos pacientes com qualidade e eficiência, de modo que suas demandas sejam solucionadas e suas necessidades supridas da melhor forma possível”, finaliza Michele.

(Fonte: Prefeitura de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.