A Prefeitura de Umuarama alerta aos proprietários de terrenos com área inferior a 20 mil m², geralmente destinados a construção de chácaras de lazer, que não é possível regularizar a documentação destas áreas junto ao município. O parcelamento de solos com extensão abaixo dessa metragem é totalmente irregular, não conta com autorização ou anuência do município e por isso não pode receber aprovação.
Segundo o diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura, Antônio Carlos Lavagnini, áreas rurais “fatiadas” nessas dimensões seriam consideradas loteamentos, porém são proibidos pela lei de parcelamento de solo. “Por isso, a Prefeitura poderá notificar os ‘proprietários’ na zona rural com área inferior a 20 mil m² no território do município”, alertou.
O diretor reforça que compradores de lotes rurais de 5 mil m² – muito comuns, apesar da ilegalidade – ou qualquer tamanho abaixo da unidade mínima definida pelo Incra (de 20 mil m²) não são proprietários de fato, perante o município. “Perante a lei, eles não conseguirão documentar esses terrenos. Os ‘contratos de gaveta’ realizados nessas transações não têm valor legal”, explica Antônio Lavagnini.
A legislação é clara ao definir que “não será admitido parcelamento do solo para fins urbanos na zona rural do município”, o que pode ocorrer exclusivamente para a exploração agropastoril e agroindústria, e ainda assim respeitando as dimensões definidas pelo Incra, com área mínima.
“Com o parcelamento em área inferior o lote perde as condições de imóvel rural, com suas atividades silvo pastoris, portanto deixa de ser legal e sua ocupação constitui crime ambiental”, acrescentou o diretor.
A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos reforça aos interessados em lotes provenientes de parcelamento do solo, que não adquiram terras com área inferior a um módulo do Incra. “Para regularização esses lotes deverão obedecer à Lei de Parcelamento do Solo e conter a aprovação na forma de loteamento, junto à Prefeitura de Umuarama, bem como o seu respectivo registro, concedido apenas em operações realizadas dentro da lei”, completa Lavagnini.
(Fonte: Prefeitura de Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais