Foto: Assessoria PMU

Saúde

COE alerta para aumento de casos de Covid e internamentos em Umuarama

Na reunião foi sugerida uma atuação mais ostensiva das forças de segurança em apoio à fiscalização sobre as aglomerações

Foto: Assessoria PMU
COE alerta para aumento de casos de Covid e internamentos em Umuarama
Redação
OBemdito
6 de maio de 2021 20h16

Sob a condução da diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama, Maristela de Azevedo Ribeiro, o Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) Municipal teve sua reunião semanal ordinária na tarde desta quinta-feira (6), no Anfiteatro da Prefeitura, com a participação da representante da Universidade Paranaense (Unipar), diretora Fernanda Garcia, do promotor de Justiça Marcos Antonio de Souza e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, além dos membros que integram o colegiado.

A reunião serviu para atualizar os dados da pandemia na cidade, que voltou a registrar aumento de casos a partir desta semana e também nas internações em unidades de terapia intensiva e no hospital de campanha montado no Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia.

“Tivemos uma redução de casos e internamentos após o lockdown, mas a calmaria durou poucos dias. A enfermaria do PA 24h chegou a ficar vazia, mas nesta quinta já contava com 10 pessoas internadas, algumas inclusive intubadas”, informou a coordenadora do PA, Bruna Pinheiro Pereira.

O Pronto Atendimento está estruturado com equipe, respiradores e demais equipamentos para assistir aos doentes com quadro grave de Covid, até a liberação de leitos hospitalares – que continuam com alta taxa de ocupação. Na última atualização da Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), das 38 UTIs Covid de Umuarama havia apenas uma vaga, enquanto nas enfermarias dos 64 leitos contratados, 53 estavam ocupados.

Fiscalização mais intensa

Na reunião foi sugerida uma atuação mais ostensiva das forças de segurança em apoio à fiscalização sobre as aglomerações de jovens registradas nos finais de tarde, principalmente às quintas e sextas-feiras. Diante da suposta “maior resistência” ao vírus, eles nem sempre procuram assistência médica quando sentem os sintomas iniciais da infecção. Da mesma forma, foi sugerida uma atenção especial também com os esportes amadores, autorizados no último decreto do município.

O promotor Marcos Antonio de Souza ressaltou que ainda é evidente a falta de consciência de parte da população para a gravidade da pandemia no sistema de saúde, a falsa sensação de “segurança” de muitos jovens e o cansaço da população, que está há mais de 13 meses tomando medidas preventivas. Mesmo assim, segundo ele, não se pode desanimar.

“Se a população não tomar os cuidados, o poder público tem de ser mais rígido nas medidas”, disse, relatando a dificuldade de fiscalizar grandes aglomerações. “Precisamos de mais efetivo policial e de operações constantes”, completou.

Estas e outras sugestões lançadas na reunião foram incluídas em ata e terão as discussões aprofundadas, para embasar o direcionamento das estratégias de combate à pandemia do município, levando em conta também as resoluções do governo do Estado. “O frio favorece o contágio do vírus, por isso precisamos unir forças e seguir com o enfrentamento, ampliando as ações dentro do que for possível”, completou Maristela.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.