Calor e chuva aceleram crescimento da grama e Prefeitura intensifica a roçada
A incidência constante de chuvas e o calor dos últimos meses aceleram o desenvolvimento da grama nos canteiros centrais, praças e logradouros públicos. Para fazer frente a esta demanda, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos mantém várias frentes de trabalho na roçada, limpeza e recolhimento dos resíduos de poda tanto na cidade quanto nos distritos.
De acordo com o secretário Valério Silva, responsável pelo setor, entre servidores municipais, trabalhadores terceirizados, apenados e microempreendedores individuais (MEI) contratados, mais de 30 pessoas atuam neste serviço – se contar equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que também atuam em algumas áreas e locais específicos.
O prefeito Fernando Scanavaca comentou que apesar do ritmo intenso de trabalho, é necessário um pouco de compreensão por parte da população, devido à grande extensão dos canteiros e praças.
“Umuarama tem muitas avenidas, canteiros largos e praças enormes. São centenas de quilômetros quadrados de grama para cortar todo mês. Nossa equipe está empenhada em resolver essa questão o mais rápido possível, mas é uma ação que exige tempo”, afirmou.

São cerca de 15 máquinas roçadeiras rodando o tempo todo, além de catadores, equipe de apoio e veículos de transporte de resíduos, que são levados para o aterro sanitário municipal. “Nosso pessoal não teve férias coletivas em dezembro e vem trabalhando de forma ininterrupta para atender toda a demanda. Diariamente, milhares de metros quadrados de canteiros e praças são roçados”, afirmou Valério Silva.
A secretaria de Serviços Públicos tem 25 trabalhadores atuando ao mesmo tempo em diversos pontos da cidade, além de vários MEI. Nos distritos, são quatro servidores fixos em Serra dos Dourados, um em Roberto Silveira, outro em Santa Eliza e um também em Vila Nova União, além de MEI contratados em Lovat e também em Santa Eliza.
(Informações: Assessoria PMU)





