Bombeiros resgatam homem que subiu duas vezes em torre de 50 metros em Umuarama
Homem foi retirado pela segunda vez de torre de telefonia na Rua Paranapanema
Um homem mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (5) após subir duas vezes, em um intervalo de cerca de uma hora, em uma torre de comunicação na Rua Paranapanema, em Umuarama.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 7h30, quando o indivíduo subiu na torre e passou a ameaçar se jogar. O Corpo de Bombeiros realizou a ascensão até o ponto onde ele estava e iniciou diálogo, conseguindo convencê-lo a descer voluntariamente.
Cerca de uma hora depois, ele voltou a subir, exigindo um novo acionamento das equipes e a repetição de todo o protocolo de salvamento.
O aspirante da Polícia Militar Rafael Louvrin, que coordenou a operação de apoio, afirmou que o indivíduo havia relatado o desejo de retornar a um internamento psiquiátrico.

Segundo o policial, o homem havia deixado recentemente um internamento e manifestou desejo de retornar ao tratamento. “Essa foi a informação que ele repassou sobre o motivo de subir na torre”, afirmou.
O militar explicou também que o resgate exigiu cautela por conta da altura e do risco envolvendo tanto o homem quanto as equipes.
“É uma torre de aproximadamente 50 metros, acaba trazendo bastante risco não somente a ele, mas aos bombeiros envolvidos na ação, aos policiais militares e também às pessoas que passam pela região”, disse.

O policial detalhou que, nesse tipo de ocorrência, o Corpo de Bombeiros assume a linha de frente. “Quando se trata desse tipo de situação, é feito o acionamento do Corpo de Bombeiros, que tem equipamento e treinamento adequados”.
Louvrin também confirmou que o segundo resgate ocorreu sem intercorrências. “O indivíduo desceu a torre de forma voluntária e será encaminhado ao pronto atendimento”.
Área foi isolada
Durante todo o procedimento, a Polícia Militar isolou a via para evitar aproximação de curiosos e garantir segurança ao Corpo de Bombeiros, que trabalhou com técnicas de salvamento em altura. O homem foi encaminhado para avaliação médica no Pronto Atendimento Municipal.
(Com imagens de Danilo Martins/OBemdito)





