Cão de faro do BPFron localiza haxixe com passageiro de ônibus na PR-323; com vídeo
Fiscalização aconteceu em Cruzeiro do Oeste e o passageiro que transportava a droga acabou preso
O cão de faro Oslo do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) de Umuarama localizou haxixe com um passageiro de ônibus da PR-323. A ação do semovente resultou na prisão do homem e apreensão da droga. A fiscalização aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17) no município de Cruzeiro do Oeste.
De acordo com nota da 4ª Companhia do BPFron de Umuarama, a equipe de Operações com Cães realizava patrulhamento pela rodovia quando abordou o ônibus. O veículo fazia a linha interestadual Dourados/MS a Londrina/PR.
Os militares empregaram o cão de faro Oslo na área de passageiros do coletivo. O cão policial indicou positivamente para a presença de drogas em meios aos pés de um passageiro. O homem de 37 anos estava na poltrona de número 5. Em seguida, a equipe do BPFron localizou um volume – o mesmo que Oslo apontou – e nele havia haxixe.
O passageiro informou aos policiais que pegou a droga na cidade de Mundo Novo e tinha como destino final o município de Londrina/PR. Pelo transporte, ele receberia o valor de R$ 3 mil.
Os policiais pesaram a droga, que totalizou 1 quilo. O BPFron estima que o prejuízo ao crime seja de R$ 70 mil. Isso porque, o haxixe normalmente possui maior valor de mercado do que a maconha, apesar de ambos serem extraídos da Cannabis. A obtenção do haxixe ocorre a partir da prensagem das flores e inflorescências da planta, o que gera uma resina. O efeito entorpecente do haxixe geralmente é superior ao da maconha comum, pois a droga possui concentrações de THC mais elevadas.
Por fim, a equipe do BPFron deu voz de prisão ao passageiro e o conduziu para a 7ª Subdivisão Policial de Umuarama. Os militares também entregaram o entorpecente na mesma unidade policial.
A fiscalização ocorreu no âmbito da operação Protetor de Divisas e Fronteiras. O disque-denúncia da 4ª Cia do BPFron é o telefone (44) 9 9985-2726.





