Foto: Alan Santos / PR

Política

Lula venceria Bolsonaro se eleições fossem hoje, aponta pesquisa Exame

Foto: Alan Santos / PR
Lula venceria Bolsonaro se eleições fossem hoje, aponta pesquisa Exame
Legare Filho
OBemdito
24 de abril de 2021 10h56

Se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno. É o que aponta o levantamento divulgado nesta sexta-feira (23) pela revista Exame com o instituto de pesquisa Ideia, especializado em opinião pública.

Foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 19 a 22 de abril.  Lula lidera as intenções de voto com 40% e Bolsonaro tem 38%.

A sondagem é a primeira após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular as decisões da Justiça Federal de Curitiba contra o ex-presidente em quatro processos da Lava Jato. O que garantiu a elegibilidade do petista.

Se confirmado candidato, Lula deixa Bolsonaro para trás ainda no primeiro turno. A pesquisa indicou que o ex-presidente aparece um ponto percentual à frente do atual mandatário, com 33%. Um crescimento das intenções de voto em Lula que, na pesquisa anterior do instituto, realizada em março, tinha apenas 18%. Bolsonaro também teve uma ligeira queda de um ponto percentual na comparação com o último levantamento ao ficar com 32% das intenções.

O levantamento também estipulou um cenário de segundo turno com outros nomes da direita e do chamado “centro” contra Bolsonaro. Com exceção de Lula, todos perdem para o presidente da República. 

O vice-presidente do PDT, Ciro Gomes registrou 34% das intenções de voto contra Bolsonaro (44%). Já o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB) ficou ainda mais para trás, com 29% dos votos, ante 46% do presidente da extrema direita. O apresentador Luciano Huck teve 38% na disputa com Bolsonaro (40%).

A pesquisa também aponta maior preferência a Lula no Sudeste, com 44% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro, e no Nordeste, onde o ex-presidente ganharia com 44%. Bolsonaro, no entanto, ainda lidera as intenções de voto no Norte (63%), Sul (47%) e Centro-Oeste (54%).

(TodaHora)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.