Foto: Danilo Martins/OBemdito
As doações de sangue no Hemonúcleo de Umuarama caíram drasticamente nos últimos dias e a unidade precisa de doadores para manter o estoque e conseguir manter o atendimento à demana. O chefe do Hemonúcleo, Claudio Francisconi, entrou em contato com OBemdito nesta segunda-feira (20) para solicitar a divulgação e fazer o apelo para que as pessoas colaborem.
Diariamente são necessários pelo menos 35 doadores para manter o estoque em níveis adequados. Claudio disse que háalguns dias cerca de 40 pessoas estavam fazendo doações diariamente. No entanto, esse número caiu para 10 doadores/dia. “Essa queda de cerca de 70% nas doações aconteceu na última”, disse Claudio, acrescentando que não há um motivo aparente que esteja relacionado com a escassez de doadores.
O Hemonúcleo conduz análises diárias e ao identificar que o estoque está abaixo do necessário, especialmente nos fins de semana quando a demanda aumenta, busca suprimentos em outras unidades. No entanto, é crucial destacar que a unidade nunca fica sem estoque.
A unidade de Umuarama está situada distante dos principais centros de saúde, apesar de ser uma região de grande importância na área da saúde, o município encontra-se isolado dos demais centros. O Hemonúcleo presta serviços a 21 municípios na região.
Apesar da presença de quatro grandes hospitais na cidade, que atendem pacientes de diversas localidades regionais, incluindo do Mato Grosso do Sul e do Paraguai, a maioria dos residentes dessas áreas não realiza doações em Umuarama, resultando em uma demanda considerável e poucas doações.
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Também é possível agendar através do telefone (44) 3621-8307, onde podem ser obtidas mais informações.
De acordo com Francisconi, devido à baixa quantidade de doadores, também é possível ir diretamente na sede do Hemonúcleo em Umuarama, localizada na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.
Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais