Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) manteve a condenação de dois dos réus da Operação Metástase, em Umuarama. A decisão aconteceu após análise de recursos apresentados pelas partes, ou seja, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e os réus.
O MPPR divulgou a decisão da Justiça nesta sexta-feira (16). No entanto, não informou os nomes dos dois réus que tiveram a condenação mantida.
A Operação Metástase foi deflagrada no dia 5 de maio de 2021. O trabalho investigativo apurou desvios de verbas na área da saúde do Município de Umuarama, no Noroeste do estado.
De acordo com o MPPR, a operação apurou a prática de crimes cometidos mediante fraudes a licitações. Além disso, verificou desvios repassados a hospitais de Umuarama para atendimentos de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive durante a pandemia de coronavírus.
A partir da Operação Metástase, o MPPR ofereceu as denúncias que resultaram na condenação de diversos réus. Entre eles estavam servidores e ex-servidores públicos municipais, empresários e profissionais como administradores, contador, advogado e assessor parlamentar.
À epoca, equipes ligadas ao MPPR cumpriram sete mandados de prisão e 62 de busca e apreensão em Umuarama e outras cidades. O MPPR comandou a ação por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur).
Também atuaram o núcleo de Umuarama do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e o núcleo de Cascavel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A Polícia Militar do Paraná também prestou apoio.
Conforme nota do MPPR, na análise dos recursos pelo TJPR, um dos réus teve pena fixada em 9 anos e 7 meses de reclusão mais 219 dias-multa. O outro em 14 anos e 5 meses de reclusão, além de 337 dias-multa.
O valor do desvio apurado na ação penal, de R$ 1.324.950,00, teve o ressarcimento ao erário determinado na sentença de primeiro grau, o que foi mantido na decisão do TJPR.
(Informações: MPPR e OBemdito)
A Polícia Militar (PM) de Umuarama prendeu um homem que furtou pertences de dentro de…
Líderes sul-americanos e europeus assinaram o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a…
Os familiares e os amigos se despedem do senhor Antonio Perini, que faleceu neste sábado…
A venda de materiais escolares está contribuindo com o aquecimento do comércio de Umuarama neste…
A SerNet esclarece que vem sofrendo ataques a sua infraestrutura que causam falhas pontuais, que…
A noite desta sexta-feira (16) em Caiobá, Matinhos, foi marcada por ritmo acelerado, palmas sincronizadas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais