Técnicos do Cras de Umuarama reconhecem serviço que facilita resolução de conflitos
Vários tipos de conflitos são atendidos, a exemplo de pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, partilha de bens, entre outros
Equipes técnicas, coordenações e apoios administrativos dos três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Umuarama, reuniram-se para a palestra “Transformando o acesso à Justiça e facilitando a resolução de conflitos” na última semana, com as técnicas Carolina Pires Suaki Schoen e Lívia Silva Zimiani, do poder Judiciário de Umuarama.
O encontro foi realizado na unidade do Cras 1, no Parque Dom Pedro II. As duas técnicas atuam no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
A ação compõe a agenda de eventos científicos de 2024 do Campus Umuarama, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio do XI Seminário de Estudos Técnicos e Científicos (SeTec), a X Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech) e o III Simpósio Interdisciplinar em Sustentabilidade (Sisu), com o tema “Por uma educação em tempos de mudanças climáticas: desafios e possibilidades”.
As técnicas informaram que o serviço atende três setores – pré-processual, processual e de cidadania –, por meio de sessões de mediação e conciliação, visando resolução amigável de qualquer questão que poderia ensejar um processo ou, no caso de já haver uma ação judicial, incentivar à resolução dos conflitos de maneira mais eficiente e menos adversarial.
Vários tipos de conflitos podem ter uma resolução através deste serviço, a exemplo de pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, partilha de bens, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, questões que envolvam comércio ou relação de consumo e conflitos de vizinhança, entre outros. “Importante enfatizar que ações tramitando na vara criminal, contra órgãos públicos (exceto obrigação de fazer), acerca de benefícios previdenciários ou FGTS, não são passíveis de intervenção via Cejusc”, orientaram na palestra.
As vantagens de recorrer ao centro judiciário para a solução de conflitos são a simplicidade do procedimento, o baixo custo para as partes e para o Poder Público e a celeridade, bem como evitar o risco de uma decisão indesejável no procedimento litigioso. No município de Umuarama, a população que necessitar do Cejusc pode acessar o serviço diretamente no Fórum da Comarca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou através do whatsapp (44) 99153-5752.
“A audiência no Cejusc é informal, confidencial e propicia um ambiente de diálogo humanizado, por meio do estímulo, empoderamento das partes e validação dos sentimentos. As partes se tornam protagonistas na construção de uma solução que satisfaça ambos os interesses dos envolvidos e, por se tratar de um ato espontâneo, voluntário e de comum acordo, valoriza a cultura da paz”, explicou a secretária municipal da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.
(Foto: Assessoria PMU)