Defesa Civil e Meio Ambiente removem árvores derrubadas por vendaval em Umuarama
Houve registro de queda de árvore em uma casa, sobre portões residenciais, em um parquinho infantil, entre outros locais
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente precisou mobilizar todas as suas equipes nesta sexta-feira (20), depois que um temporal derrubou várias árvores e dezenas de galhos no início da tarde. Os servidores se dividiram em grupos para agilizar o atendimento, que seguiu de forma ininterrupta nas ruas e bairros da cidade, retirando árvores e galhos derrubados pela força dos ventos. OBemdito divulgou vários vídeos enviados pelos internautas que mostram a força do vento que atingiu a região.
Em poucos minutos, a Prefeitura recebeu dezenas de chamados e as equipes foram organizadas para todos fossem atendidos. “O nosso efetivo foi reforçado, mesmo assim o trabalho deve se estender noite adentro. A prioridade são os casos de árvores caídas sobre casas, portões ou que estejam obstruindo o trânsito”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Houve quedas de árvores na rua Edite Simplício Correa, sobre uma casa na rua Dourados (Jardim Iguaçu), outra sobre o parquinho infantil da Escola Municipal Ouro Branco, na rua Vicente Danhoni, rua Frei José de Santa Rita Durão (Conjunto Sonho Meu), uma sobre o portão de uma residência na rua Paulo Mulato Neto, outra interditando a pista na Rua das Gardênias e mais uma sobre portão residencial na avenida Falcão.
Felizmente não houve notícia de pessoas feridas ou prejuízos maiores. “Acompanhamos os casos mais graves e orientamos os moradores sobre os cuidados a serem tomados, colocando a Defesa Civil à disposição”, disse o coordenador Joelson Barbosa. Além das árvores que caíram inteiras, dezenas de galhos também foram arrancados pelo temporal e serão recolhidos pela Prefeitura ao longo da semana.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), choveu em torno de 20 mm em Umuarama, até o final da tarde desta sexta-feira, e houve rajadas de ventos de até 62 km/h.