Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura procura polícia e pede investigação após furto de fiação nos bosques da cidade

O prejuízo tem sido constante com os furtos e os frequentadores acabam tendo de encerrar as caminhadas um pouco mais cedo

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Prefeitura procura polícia e pede investigação após furto de fiação nos bosques da cidade
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de setembro de 2024 às 17h33 - Modificado em 19 de setembro de 2024 às 07h16
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O persistente furto de fios tem inviabilizado a manutenção da iluminação pública nos bosques de Umuarama. Tanto no Parque Municipal dos Xetá (o bosque do índio), quanto no bosque Uirapuru, o prejuízo tem sido constante com os furtos e os frequentadores acabam tendo de encerrar as caminhadas um pouco mais cedo, antes de escurecer. O problema já foi parar na polícia.

Nesta quarta-feira (18), em nome da Prefeitura de Umuarama, o diretor da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, compareceu à 7ª Subdivisão Policial para registrar boletim de ocorrência e pedir providências. Conforme o relato, nos últimos dias ladrões furtaram todo o cabeamento de energia que envolve a pista de caminhada do Bosque Uirapuru.

“O furto ocorreu em etapas, em horário encerto – já que não há vigilância no interior do bosque, durante o período noturno. Nesta semana, além de levar os fios de energia os ladrões também destruíram várias caixas de manutenção do cabeamento da iluminação”, explicou o diretor.

Guimarães informou também que há cerca de seis meses a mesma situação foi registrada no Bosque dos Xetá onde aos poucos toda a fiação foi furtada. “Os ladrões agem durante a madrugada, quando não há seguranças e nem pessoas utilizando as pistas de caminhada”, lamentou.

Como não há câmeras internas nos bosques, o diretor acredita que a política pode requisitar, nas investigações, imagens das câmeras de várias casas próximas para tentar identificar os ladrões e aplicar as medidas cabíveis. Temos câmeras posicionadas de frente para a entrada do bosque que também podem ajudar”, acrescentou.

53986093879 8e07b0f38d C

O diretor disse que o tamanho do prejuízo ainda está sendo calculado e que o município estuda alternativas para dificultar o furto dos cabos ou, pelo menos, substituir o material utilizado para diminuir o interesse dos ladrões.

“O roubo acontece devido ao alto preço do cobre no mercado, por isso estamos estudando outras opções de materiais para resolver o problema e garantir a segurança dos frequentadores dos nossos bosques”, completou Guimarães.

53986208925 4d9d318801 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.