Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Scooters da Yamaha: Rodrigo Borges Torrealba fala sobre modelos lançados no Brasil

Veículos duas rodas se popularizaram no Brasil devido à sua economia, facilidade e versatilidade em inúmeros sentidos

Scooters da Yamaha: Rodrigo Borges Torrealba fala sobre modelos lançados no Brasil
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de setembro de 2024 às 17h08 - Modificado em 18 de setembro de 2024 às 17h14
Gastro Umuarama

Inspiradas nas antigas Lambrettas e Vespas, as scooters atuais ganharam o coração dos brasileiros devido à sua praticidade e facilidade de pilotar. Hoje, as scooters são as motocicletas mais vendidas no Brasil, ficando atrás somente das motos urbanas, ou “city”. A seguir, se discutem os usos e benefícios das scooters em geral, com uma lista completa dos modelos vendidos no país pela Yamaha, uma das maiores fabricantes de motocicletas no Brasil, e comentários do executivo do setor de motocicletas, Rodrigo Borges Torrealba.

Usos e benefícios das scooters

As scooters se popularizaram no Brasil, principalmente nas grandes cidades, devido à sua economia, facilidade e versatilidade em inúmeros sentidos, seja no momento de estacionar ou de armazenar o capacete, ou algum outro objeto, no compartimento do banco. Como geralmente têm um câmbio automático e não exigem trocas de marcha, as scooters facilitam a pilotagem para aqueles que não querem lidar com as complicações de trafegar em situações diferentes: é só acelerar e frear.

“Além disso, o gasto com combustível costuma ser bem menor nas scooters devido aos seus motores pequenos e econômicos. Alguns modelos, como a Yamaha Fluo ou NMAX, por exemplo, ainda contam com tecnologias avançadas para ajudar ainda mais na economia,” explica Rodrigo Borges Torrealba.

Lista de scooters da Yamaha

Conforme relatório da Fenabrave, mais de 193 mil motocicletas Yamaha foram emplacadas no Brasil entre janeiro e julho de 2024. Entre elas, estão os modelos de scooter da fabricante, que se destacam pela sua tecnologia mais rebuscada e facilidade de pilotagem.

“A Yamaha NMAX, por exemplo, é a scooter mais vendida da marca, com 9.945 emplacamentos até julho deste ano. Logo depois no ranking está a Neo 125, modelo que se destaca pelas suas rodas de aro 14’, cujas vendas bateram as 9.653 unidades no mesmo período,” conta Rodrigo Borges Torrealba, CEO da Moto-X Yamaha. A seguir, estão mais detalhes sobre cada modelo.

Captura De Tela 2024 09 18 Às 17.01.08

1. NMAX Connected 160 ABS

Apresentada no Brasil em 2015, a scooter mais vendida da Yamaha atualmente é a NMAX Connected, que tem sido continuamente atualizada para integrar novas tecnologias e recursos que facilitam a pilotagem e experiência do usuário. Com 160 cilindradas e 15,4 cavalos de potência, a NMAX 2024 foi lançada nas versões tradicional e SE (edição especial).

Entre as suas principais características se destacam os freios ABS nas duas rodas, que trabalham junto a um controle de tração para permitir um melhor controle da pilotagem, mesmo em pisos de menor aderência. Além disso, as lanternas bipartidas e o conjunto óptico com faróis de led contribuem para uma maior amplitude de iluminação, enquanto a suspensão traseira pode ser ajustada em dois níveis manualmente.

Captura De Tela 2024 09 18 Às 17.00.54

“Um dos diferenciais da NMAX Connected 160 é, certamente, que essa é uma smart scooter — ou seja, ela pode ser conectada com o aplicativo Yamaha Connect para uma experiência mais completa,” explica Rodrigo Borges Torrealba. Através da conexão feita através de Bluetooth, o Yamaha Connect traz informações como agendamentos e datas de manutenção, comparações de modos de pilotagem, indicadores de desempenho, métricas de utilização e até mesmo a localização da scooter a partir do último lugar onde foi estacionada.

O painel 100% digital da NMAX Connected 160 monitora a bateria do celular e pode indicar o recebimento de mensagens e chamadas, além das informações básicas de pilotagem. A scooter pode ser ligada por aproximação, através do sistema Smart Key, e o sistema Stop & Start desliga o motor e o religa automaticamente ao acelerar, para reduzir o consumo do combustível e emissão dos poluentes.

2. Neo 125 UBS

“A Neo 125 é considerada por muitos a scooter mais prática da Yamaha, principalmente devido à sua leveza que permite uma pilotagem ágil e fácil para o dia a dia. A moto de 125 cilindradas pesa apenas 97 kg, mas tem uma potência surpreendente, de 9,8 cavalos,” conta o líder no ramo de motocicletas, Rodrigo Borges Torrealba.

Segundo o CEO da Moto-X Yamaha, a Neo 125 foi a scooter líder de vendas da Yamaha por um bom tempo antes de ser desbancada pela NMAX Connected, e isso se deve ao seu design arrojado aliado à sua acessibilidade na pilotagem e no preço.

Captura De Tela 2024 09 18 Às 17.00.44

A motocicleta conta com um sistema UBS que aciona os dois freios por meio do freio traseiro para parar em um espaço mais curto. Um dos grandes destaques da Neo 125 são as rodas de aro 14’, as maiores rodas da categoria, que permitem uma passagem mais confortável pelas imperfeições e buracos no asfalto.

O farol e a lanterna da Neo 125 são de LED, e o painel conta com a função Eco, que indica a maneira mais econômica de pilotar a moto. A scooter permite armazenar objetos nos dois porta trecos da frente ou embaixo do banco, onde pode ser comportado um capacete aberto.

3. Fluo ABS

Modelo recente da Yamaha no Brasil, a Fluo ABS é uma scooter de 125 cilindradas que, apesar de ser considerada uma moto de entrada, traz recursos premium como freio ABS na dianteira, e sistemas Start & Stop e Smart Key, como a NMAX Connected. A Yamaha Fluo conta com 9,5 cavalos, peso de 102 kg e câmbio CVT 100% automático que facilita a pilotagem.

O espaço sob o banco da Fluo comporta até um capacete grande fechado, com 25 litros de capacidade, e o assento é largo para trazer um maior conforto, tanto ao piloto, quanto ao garupa, que também se beneficia do ajuste de pedal.

Captura De Tela 2024 09 18 Às 17.00.31

Alguns detalhes interessantes da Fluo incluem o seu painel, completamente digital com luz azul, e a tomada integrada de 12 volts, que permite a recarga do celular a qualquer momento. O farol de LED com sistema pisca-alerta adiciona um maior charme à scooter, que atualmente é vendida nas cores Brown Espresso (marrom metálico), Midnight Black (preto metálico) e Racing Blue (azul metálico).

“Vale notar que a Fluo foi eleita a melhor scooter de até 125 cc do Brasil em duas ocasiões pela Revista MotoPremium, que considera a opinião de jornalistas especializados e consumidores. É inegável que esse modelo da Yamaha é um dos que trazem mais recursos em um orçamento mais apertado,” detalha o executivo Rodrigo Borges Torrealba.

4. XMAX ABS

Feita a partir de materiais nobres, a XMAX ABS é a scooter mais completa da Yamaha atualmente, com um motor moderno de 250 cilindradas, 22,8 cavalos de potência e controle de tração. Esse controle de tração da XMAX, exclusivo da categoria, impede a perda de tração da roda traseira em acelerações bruscas ou outras condições de baixa aderência, como pisos molhados, e trabalha junto aos freios ABS para trazer uma maior segurança ao piloto.

“O pistão da XMAX é forjado em alumínio e seu cilindro conta com a tecnologia DiASil Yamaha (liga de silício e alumínio) para reduzir a vibração e melhorar o desempenho e economia. Isso remete às motos esportivas usadas em competições, e proporciona uma experiência premium ao piloto, aliando o conforto e praticidade comumente encontrados nas scooters a uma experiência de pilotagem emocionante”, descreve Rodrigo Borges Torrealba.

Captura De Tela 2024 09 18 Às 17.00.08

De acordo com o presidente da Moto-X Yamaha, Rodrigo Torrealba, em seu lançamento na Europa, a Yamaha XMAX ganhou dois grandes prêmios de design: o IF Design Award e o Red Dot Design Awards na categoria Design de Produto. O assento da moto é amplo, confortável, e tem um compartimento espaçoso com iluminação interna, capaz de comportar até dois capacetes grandes.

Quem é Rodrigo Borges Torrealba

Presidente da Moto-X Yamaha e líder na indústria de motocicletas nacional, Rodrigo Borges Torrealba tem uma carreira diversificada, trabalhando no setor de comércio marítimo antes de fundar a empresa de revenda de motocicletas Yamaha. Hoje, a Moto-X Yamaha atua em diversas cidades do Rio de Janeiro, se estabelecendo como uma das maiores revendedoras da fabricante no país. Sob a liderança do executivo Rodrigo Torrealba, a Moto-X busca impulsionar o crescimento da marca no Brasil, focando os seus serviços no atendimento humanizado ao cliente e sustentabilidade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.