Polícia Científica de Umuarama será ponto de coleta de DNA para localização de desaparecidos
Ação ocorre de 26 a 30 de agosto e tem como objetivo é aumentar o número de perfis genéticos de familiares coletados e, consequentemente, a chance de identificação de pessoas desaparecidas
A Polícia Científica do Paraná participará, de 26 a 30 de agosto, de uma mobilização nacional que busca coletar perfis genéticos para aumentar o banco de dados utilizado para localizar pessoas desaparecidas. A sede da Polícia Científica de Umuarama (antigo IML) será um dos pontos de coleta disponíveis à população.
A Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio das secretarias estaduais.
Caso possua, é importante que a família leve objetos de uso exclusivo da pessoa desaparecida, como escova de dentes, aparelho de barbear ou amostras como dente de leite e cordão umbilical, pois esses itens podem conter material genético valioso para a investigação.
Recomenda-se coletar amostras de pelo menos dois familiares com material genético inédito. Famílias que já forneceram amostras anteriormente não devem repetir o procedimento, pois os dados já estão no banco de perfis genéticos.
Após a coleta, os peritos analisam o DNA e cadastram no banco nacional, cruzando com perfis de pessoas vivas e falecidas não identificadas. Se houver uma correspondência, a família será contatada. Se o perfil for classificado como “Pessoa não localizada”, a busca continuará até uma nova atualização da base de dados.
O DNA coletado será usado apenas para identificar pessoas desaparecidas. Para a coleta é preciso levar os documentos pessoais, além do boletim de ocorrência do desaparecimento.
Em Umuarama
Polícia Científica (antigo IML) Avenida da Estação, 2400
Zona VI – Umuarama (PR)
Telefone: (44) 3623-8950
Atendimento no horário comercial de segunda à sexta-feira
Das 08h às 12h e das 14h às 18h