Graça Milanez

Loja especializada em erva-mate a granel se firma no mercado umuaramense

O que determina o sucesso de um negócio? As respostas são muitas, mas para a empresária Elaine Spina, 37 anos, foi inicialmente apostar no público-alvo: jovens universitários que amam tereré. Umuarama tem muitos! Depois, veio a certeza de que a qualidade do produto que tinha para oferecer era “muito boa”. Deu match! Ou melhor, mate… erva-mate!

O início do Rancho do Tereré loja especializada em erva-mate

Assim, em 2016 ela inicia seu próprio negócio. “Comecei em casa; tinha um espaço lá que a gente quase não usava, fiz umas prateleiras…”, diz, reticente. Depois, esclarece: o espaço era a sala de visitas da casa dela, cenário no qual nasceu o ‘Rancho do Tereré‘ uma loja especializada em erva-mate. “Eu vendia pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook, que, à época, estava bombando”, lembra a proprietária, que é técnica em farmácia.

“Tinha um emprego, mas me licenciei para cuidar do meu marido que sofreu um acidente; ficava em casa e, no tempo livre, comecei a vender; antes disso, conheci uma erva-mate excelente em Campo Grande! Muito gostosa! Ia com frequência pra lá pra visitar parente… Trazia para o meu consumo e para os amigos, que encomendavam; as encomendas começaram a aumentar e pensei: por que não trazer para vender?”.

Crescimento e ponto comercial

Foi o que fez e a lista de clientes foi crescendo, crescendo… “Daí pedi demissão do emprego e passei a me dedicar exclusivamente ao negócio… O que me motivou? Digo sempre que foi minha paixão por tereré!”, revela, sorrindo. Foi um ano nesse ritmo, quando decidiu procurar um ponto comercial: optou por instalar a loja perto do câmpus-sede da Unipar, na Avenida Maringá.

Rancho do Tereré: um pequeno negócio que deu certo na Avenida Maringá

“A maioria dos meus clientes é jovem universitário… O vaivém nessa região é grande! Eles tanto passam por aqui como ‘festam’ nesses bares da redondeza… Tive sorte de conseguir um ponto com boa visibilidade!”, justifica, destacando o diferencial do seu negócio: venda de erva-mate a granel. “Aqui o cliente encontra o mate sempre fresco, que vem direto da fábrica; toda semana é reposto”, avisa.

Além da erva-mate pura, ela vende as com sabores. Entre as mais requisitadas estão menta, hortelã, abacaxi com limão, assim como, cereja com menta americana, ice menta e burrito [menta paraguaia]. “Todo segmento de mercado tem suas tendências e eu procuro acompanhar, para prestar um bom atendimento; quem vem à minha loja sabe que vai encontrar itens que são vendidos nos grandes centros: trago sempre novidades”.

Vai com brilho ou no couro?

As novidades a que a empresária se refere vão além dos sabores de erva-mate. Para degustar numa boa a tal bebida ancestral tem gente que faz questão de sofisticar os meios. Diante disso, ela revende cuias, copos, bombas de metal [de sucção], porta-ervas, garrafas térmicas e outros recipientes elaborados [uns, diria, cheios de fru-fru] e assim agrega valor ao negócio.

A decoração vai do couro, dá complemento às peças deixando-as com ar mais tradicional, às pedras brilhantes e strass, que, coladas nas peças [como se fossem bordadas] dão um requinte mais moderninho. Da mesma forma as cores vão das sóbrias, às ‘neon’ [rosa, amarela, verde e azul]. Além disso, tem cuia de chifre [ou guampa] de boi e da Stanley [a marca top mundial em copos térmicos].

Do sóbrio ao vibrante: copos e bombas para todos os gostos do cliente

E o Rancho do Tereré, loja especializada em erva-mate, conta ainda com a seção de peças para presentes, com opções que combinam com churrasco [só podia, afinal, amante de tereré é também um bom apreciador da carne assada!]. Entre os itens disponíveis, por exemplo, estão tábuas de carne, facas, canivetes e porta-garrafas de tereré que fazem conjunto com a tábua de carne, além de muitas outras opções. Copos personalizados, por exemplo, é outra opção que tem tido boa saída: a gravação a laser de nome, marca ou outra mensagem é possível no Rancho do Tereré de Umuarama.

Tereré em dia de churrasco: Rancho do Tereré tem várias opções de presente

Vai tereré ou chimarrão?

Considerando que a criatividade do empreendedor não tem limites, inventaram também as pulseiras para cuia, feitas com enfeitinhos dourados e prateados, pedrinhas coloridas, pingentes, enfim, uma infinidade de combinação que leva a um resultado charmoso, igual as que usamos no pulso. No Rancho do Tereré tem vários modelos.

A diferença, todo mundo sabe: chimarrão no frio, tereré no calor; o primeiro, embora associado aos gaúchos, tem o povo do Paraná como grande fã, também: no nosso Estado a cultura é muito forte, principalmente no sul e sudoeste.

A empresária Elaine Spina: erva-mate a granel é o diferencial do seu Rancho do Tereré

Por aqui, no calorão do noroeste, o tereré movimenta rodas e rodas de conversa, todo dia e como resultado, tem uma legião de fãs enorme! No Brasil, o Mato Grosso do Sul é o que mais consome a bebida; nós paranaenses, como bons vizinhos, da mesma forma, acompanhamos quase que no mesmo ritmo.

Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, o tereré tem origem nos povos Guarani. No Paraguai, a bebida é considerada símbolo da amizade e faz parte da identidade cultural da população. Além disso, o tereré não se destaca apenas pelo seu valor histórico, mas também pelo fato de que a erva-mate possui propriedades medicinais e, portanto, tem grande importância socioeconômica para os produtores.

Quando se trata da produção, é importante ressaltar que o Brasil é líder na produção de erva-mate. Em áreas tanto nativas quanto plantadas, o país colhe mais de 900 mil toneladas, de acordo com dados do Deral. A Argentina produz 812 mil toneladas, enquanto o Paraguai colhe cerca de 150 mil toneladas. Em conclusão, no que diz respeito aos estados brasileiros, vale destacar que o Paraná ocupa o topo da lista, sendo responsável por impressionantes 87% da produção nacional.

Leia também: Empreendedora monta brechó em casa e garante renda depois de não poder trabalhar fora

Elaine Spina, proprietária do Rancho do Tereré: jovens universitários engrossam a lista de clientes
A empresária Elaine Spina: erva-mate a granel é o diferencial do seu Rancho do Tereré
Erva-mate empacotada, das principais marcas do mercado, também faz parte do rol de produtos do Rancho do Tereré
Nas prateleiras, diversidade de produtos agrega valor ao negócio
Requinte: cuias ‘bordadas’ chamam a atenção
Moderninhos: copos personalizados fazem parte do rol de produtos do Rancho do Tereré
Ícone cultural do Paraguai, erva-mate tem expressivo valor econômico na América do Sul
Graça Milanez

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