Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Recorde na aprovação de projetos de construção em Umuarama sinaliza crescimento econômico

De janeiro a maio, já foram aprovados 79.941,1 m² em projetos para obras, representando um aumento de 53%

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Recorde na aprovação de projetos de construção em Umuarama sinaliza crescimento econômico
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de junho de 2024 às 07h57 - Modificado em 10 de junho de 2024 às 09h07
Gastro Umuarama

Após 16 meses mantendo uma média estável de 13 mil metros quadrados de projetos de obras aprovados, maio registrou um impressionante aumento para 24.383,86 m², representando um acréscimo de 63% em relação ao mês anterior. O prefeito Celso Pozzobom comentou que este marco é um claro indicativo de que Umuarama está retomando sua posição entre as cidades que mais crescem e constroem no Paraná.

O setor já dava sinais de recuperação desde o início de 2024, conforme levantamentos realizados pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Obras. “De janeiro a maio, já foram aprovados 79.941,1 m² em projetos para obras, representando um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado”, relatou Renato Caobianco, secretário municipal de Obras.

Ele também ressaltou que nos anos de 2022 e 2023, o volume de projetos aprovados havia diminuído consideravelmente em comparação com 2021, que registrou a melhor média dos últimos nove anos, com um total de 267,7 mil m² de projetos liberados para obras, o que representa uma média mensal de 22.312 m².

“Em 2022, essa média caiu para 20.866 m² por mês e no ano passado ficou em 13.433 m² mensais, acumulando um total de 161.196 m² no ano. A recuperação é clara e nos deixa muito satisfeitos com esses dados positivos”, observou Caobianco.

O secretário ressaltou ainda que nunca é demais destacar que a melhoria no ritmo da construção civil traz diversos impactos positivos sobre a economia local. “Além de aquecer o comércio de materiais de construção, também aumenta a taxa de ocupação da mão de obra, com geração de empregos diretos e indiretos, e impulsiona o comércio de acabamentos, móveis e eletrodomésticos. Tudo isso contribui para a melhoria da arrecadação do município e promove o desenvolvimento da cidade”, concluiu.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.