Fotos: PMU

Umuarama: caminhada destaca importância da prevenção ao abuso e exploração sexual infantil

Dezenas de pessoas compareceram às ruas na noite da última segunda-feira (13), em Umuarama, para uma manifestação em alusão ao […]

Redação Publisher do OBemdito
Fotos: PMU
Umuarama: caminhada destaca importância da prevenção ao abuso e exploração sexual infantil
Redação
OBemdito
14 de maio de 2024 18h25

Dezenas de pessoas compareceram às ruas na noite da última segunda-feira (13), em Umuarama, para uma manifestação em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista na luta pelos direitos humanos da infância no território brasileiro, lembrada em centenas de municípios.

No 24º ano de mobilização, uma série de ações está sendo realizada por todo o país e em Umuarama não é diferente. Na segunda-feira, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar) protagonizaram uma caminhada que chamou a atenção da população.

O grupo se reuniu no entorno do campus sede da instituição de ensino superior e depois seguiu pelas avenidas Rolândia e Paraná, até a Praça Miguel Rossafa, exibindo cartazes de apoio à campanha e estímulo para que situações de violência à criança sejam denunciadas ao disque 100 ou diretamente à polícia e à Justiça.

A saída foi por volta das 19h30 e na chegada à Miguel Rossafa os participantes encontraram um ambiente decorado com as cores e ícones do movimento. Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, é de extrema relevância a participação dos alunos de Psicologia na ação, “pois é uma forma do assunto chegar até mais pessoas e, neste caso, de futuros profissionais”, apontou.

“Essa é uma preocupação do nosso prefeito Celso Pozzobom, que tem investido em políticas públicas para o atendimento integral em todas as esferas da criança e do adolescente. Esse assunto deve ser falado sim, para que mais pessoas tenham conhecimento da problemática e que não tenham medo de denunciar”, orientou a secretária.

No mesmo contexto, nesta quarta-feira, 15, será realizada uma capacitação com participação gratuita, focada no tema ‘Reflexões sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’. A palestra será ministrada às 19h30, no Auditório Professor Luiz Carlos Rodrigues da UniAlfa Faculdade.

As inscrições podem ser feitas no endereço www.alfaumuarama.edu.br no campo ‘Cursos de capacitação’, selecionando a opção com o tema do curso. Embora a participação seja gratuita, o número de vagas é limitado, portanto, é importante realizar a inscrição com antecedência.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.