Foto: Colaboração/Sispumu
A prefeitura de Umuarama destinou mais três novos servidores para o trabalho de coleta de lixo nesta terça-feira (14) e deverá destinar mais 2 na semana que vem para tentar suprir a falta de trabalhadores que prestam este serviço. Na semana passada, os garis-coletores e motoristas da coleta fizeram uma assembleia e decidiram paralisar as atividades a partir desta quarta-feira (15).
Conforme a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (Sispumu), Lígia Strugala Bezera, a decisão de colocar mais trabalhadores neste setor foi tomada pelo Executivo após uma audiência realizada nesta segunda-feira (13), com a participação do Ministério Público do Trabalho, Sispumu e do Município.
“A Administração assumiu o compromisso de reorganizar a coleta, reconduzir servidores e fazer novas contratações. Porém, com relação à greve, iremos fazer uma reunião com a categoria na quarta-feira [amanhã], às 6:30, para que eles decidam”, afirmou.
Com os três novos trabalhadores destinados à coleta do lixo, agora são 60 o número de servidores para este serviço. A possível paralisação é motivada pela carga extra de trabalho devido a licenças de saúde e férias de diversos servidores que realizam este trabalho.
Além de uma possível greve dos servidores, a prefeitura de Umuarama também enfrenta problemas com a Contestado Resíduos, que realiza a coleta de lixo na cidade. Há poucas semanas, a empresa deixou de realizar a coleta em alguns bairros da cidade.
Por conta disso, a prefeitura reassumiu os itinerários para poder normalizar o serviço, já que o lixo estava se acumulando nas ruas. Alguns locais da cidade chegaram a ficar duas semanas sem a coleta de resíduos.
Nesta segunda-feira (13), após dezenas de reclamações da população por conta da falta de coleta, o município informou que abriu um processo administrativo contra a empresa e que já foram emitidas várias notificações para alertar sobre eventuais descumprimentos do contrato.
Conforme a prefeitura, como os problemas não foram resolvidos, a medida adotada foi a instauração de um Procedimento Administrativo que pode resultar no rompimento do contrato.
Na tarde desta segunda, OBemdito tentou contato com o administrador da Contestado, no entanto, a ligação telefônica foi encaminhada para a caixa postal. O espaço segue aberto para eventual manifestação da empresa caso julgue necessário.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais