Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Lançoni
Umuarama 69 anos
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Trabalhadores da coleta de lixo de Umuarama decidem fazer greve a partir do dia 15

A principal reivindicação é o aumento do número de pessoal para realizar a coleta de lixo da cidade

Foto: Colaboração/Sispumu/OBemdito
Trabalhadores da coleta de lixo de Umuarama decidem fazer greve a partir do dia 15
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 9 de maio de 2024 às 11h32 - Modificado em 9 de maio de 2024 às 15h42
Atlanta Pneus
Porto Camargo
9 Espetaria
Cupom Local
Gastro Umuarama
Lançoni

Os garis-coletores e motoristas da coleta de lixo de Umuarama podem entrar em greve no próximo dia 15. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na manhã desta quinta-feira (9), no pátio da prefeitura. A principal reivindicação dos trabalhadores é o aumento do número de pessoal para realizar a coleta de lixo da cidade.

Atualmente são 57 trabalhadores para essa função, no entanto, muitos deles estão em licença médica, por dengue ou estão em férias, o que faz com que a carga de trabalho seja muito maior do que o recomendado.

“O município tem se manifestado, mas todos os pedidos são propostas a longo prazo. De imediato, os garis coletores e motoristas não reivindicam questão ligada a remuneração ou aumento de salário. Apenas a questão ligada a qualidade do serviço deles”, afirmou Lígia Strugala Bezera, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (Sispumu).

Conforme ela, o município deverá ser notificado ainda hoje sobre a decisão da categoria. “Eles precisam de uma manifestação do município que amplie o número de servidores, que é o que mais tem prejudicado o trabalho”, detalhou.

Segundo a categoria, seriam necessários entre seis e oito trabalhadores a mais para regularizar a situação, que hoje está insuportável devido à carga excessiva de trabalho. “Não é uma questão difícil de ser resolvida. O município tem serventes gerais que podem ser utilizados como gari-coletor. Falta ação para resolver isso e não causar maiores transtornos para a população”, afirmou.

Vídeo: Danilo Martins/OBemdito

Por ser um serviço essencial, a paralisação não deverá ser completa. A previsão é de que cerca de 30% dos trabalhadores permaneçam trabalhando e 70% cruzem os braços.

Problemas com o serviço

A coleta de lixo de Umuarama vem registrando dificuldades há vários meses. Há poucas semanas, houveram problemas com relação à empresa terceirizada que deixou de realizar a coleta em alguns bairros da cidade.

Por conta disso, a prefeitura reassumiu alguns itinerários para poder normalizar o serviço, já que o lixo estava se acumulando nas ruas. Alguns bairros da cidade chegaram a ficar duas semanas sem a coleta de resíduos.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umuarama informou que o município deverá esperar o Sindicato dos Trabalhadores protocolar a pauta de reivindicações, no período da tarde, para só depois se manifestar sobre a decisão de greve dos servidores. (Matéria atualizada às 12h20).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo