Em Umuarama, agentes comunitários de Saúde recebem capacitação e novas bolsas
A chegada de 22 novos profissionais reforça a atenção no atendimento direto às famílias em Umuarama
A Secretaria Municipal de Saúde organizou um evento especial para receber os 22 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que estão chegando em maio para reforçar a atenção no atendimento direto às famílias umuaramenses. Com essa adição, a Atenção Primária em Saúde (APS) agora conta com 132 profissionais, todos os quais participaram de palestras e capacitações sobre a importância de suas atividades.
O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, explicou que os agentes têm como principal responsabilidade a realização de visitas domiciliares regulares e periódicas para acolhimento e acompanhamento da comunidade em ações de saúde.
Ele enfatizou: “Entre outras atribuições, os ACS coletam e registram dados relativos à saúde dos moradores, sempre com o objetivo de fornecer informações para que possamos planejar e controlar as ações para garantir saúde de qualidade às famílias.”
Edilson Albuquerque, responsável pela coordenação dos programas da APS, organizou um evento no auditório do Senac, onde todos os agentes receberam uma nova bolsa de trabalho padronizada e tiveram a oportunidade de apresentar questionamentos, esclarecer dúvidas e sugerir ações.
Ele observou: “Não há dúvida de que um agente comunitário de saúde acaba tornando-se, em muitos casos, um membro da família, pois criam fortes vínculos tanto com pacientes que participam de programas de saúde mais comuns (como os hipertensos e diabéticos, por exemplo), quanto com os acamados. Eles são elos fundamentais entre o cidadão e a unidade de saúde.”
Durante o mesmo encontro, a chefe da Divisão de APS, Leia Inês Andrade Silva, destacou pontos relevantes para o desempenho da função de agente comunitário de saúde.
Ela explicou: “Além de monitorar prescrições médicas e participações em programas da atenção básica, os ACS também têm em seu ofício o compromisso de mobilizar a comunidade e estimular sua participação nas políticas públicas voltadas para as áreas de saúde e socioeducacional.”
Segundo a enfermeira Débora Batista Almeida, da APS, os agentes também trabalham no sentido de organizar os serviços, levar as demandas das famílias para a coordenação, visitar rotineiramente os moradores de seu território de ação, além de produzir e conferir relatórios de atuação, contribuindo para o bom andamento das atividades da APS.
“O ACS é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade”, indicou.
(Com informações PMU)