Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Prefeitura conclui serviço e estrada Pavão já está totalmente pavimentada

As obras na estrada tiveram início em fevereiro deste ano

Foto: Assessoria PMU
Prefeitura conclui serviço e estrada Pavão já está totalmente pavimentada
Redação
OBemdito
16 de abril de 2024 07h20

Quem circulou pela Estrada Pavão no último final de semana já percebeu que o leito da estrada está totalmente asfaltado. A parte de pavimentação da via, contratada pela Prefeitura mediante licitação, foi finalizado na última semana e, para conclusão da obra, resta apenas a colocação de partes de grama nas laterais e a sinalização viária – com placas e faixas pintadas no pavimento.

A pavimentação da Pavão começou a sair do papel em fevereiro deste ano e foi concluída em cerca de 60 dias. O prefeito Celso Pozzobom acompanhou de perto as obras, que avançaram rapidamente.

“É mais uma estrada de Umuarama que foi asfaltada em nossa gestão, garantindo mais conforto, segurança e qualidade de vida aos moradores e produtores rurais, além de melhores condições para a produção agropecuária”, avaliou.

O prefeito lembra que, em suas duas gestões à frente da Prefeitura, a pavimentação de estradas rurais tornou-se prática comum, favorecendo dezenas de agricultores, o transporte escolar e o acesso da comunidade rural ao comércio e setor de serviços na cidade.

“Fizemos a Jaborandi até a Sanepar, avançamos para a Estrada Dias, a Pioneiro (até a estrada Juvenal), a Canelinha e por fim a estrada Jurupoca. Agora foi a vez da Pavão, ligando a rodovia PR-489 até a Dias”, comentou.

O serviço foi executado pela empreiteira Sotram com dois contratos, no valor total de R$ 4,4 milhões e com extensão aproximada de 4,6 quilômetros. Parte dos recursos viera de emenda parlamentar do deputado federal Toninho Wandscheer (R$ 859 mil) e o restante foi dividido entre a Prefeitura e os proprietários de terras na estrada, com opção de parcelamento em até 60 vezes.

De acordo com Pozzobom, a estrada Pavão foi uma das primeiras que a administração planejava pavimentar, ainda em 2019, mas por falta de recursos a obra foi postergada. “Porém chegou o momento e creio que todos estão muito felizes com essa melhoria”, pontuou, lembrando que nas estradas já pavimentadas o valor das propriedades rurais chegou a dobrar.

O programa municipal de pavimentação rural prevê a divisão dos custos da obra e entre o município e os proprietários rurais, que pagam conforme o tamanho da testada (frente) de suas chácaras ou sítios. E a pavimentação rural via continuar.

“Vamos dar continuidade no asfalto da estrada Canelinha até a ponte sobre o rio Pinhalzinho, divisa com Cruzeiro do Oeste, e já iniciamos os serviços preliminares na estrada Paca, que vai ser pavimentada da Canelinha até a fazenda da UEM”, lembrou o prefeito.

Também já estão definidas, em fase de projeto, as pavimentações da estrada Pioneiro (entre a Juvenal e o distrito de Lovat), da estrada João Baraniuk, ligando o distrito de Roberto Silveira a Xambrê, com recursos do governo do Estado, e a estrada 216, ligando a rodovia PR-580 (em Serra dos Dourados) até o distrito de Vila Nova União – esta com o mesmo sistema empregado na estrada Cedro, que já contava com uma base consistente em cascalho.

Até o final da gestão, o objetivo do prefeito Celso Pozzobom é entregar mais de 50 km de estradas rurais pavimentadas.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.