Foto: Jonas Pereira – Agência Senado

Paraná

Com placar de 5 a 2, julgamento de Sérgio Moro termina com absolvição do senador

Foto: Jonas Pereira – Agência Senado
Com placar de 5 a 2, julgamento de Sérgio Moro termina com absolvição do senador
Redação
OBemdito
10 de abril de 2024 09h42

O julgamento do senador Sergio Moro (União) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) terminou, na noite desta terça-feira (9), com a decisão pela absolvição do ex-juiz no caso das ações do PL e PT que apontavam abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022. A votação – que determinava se Moro iria ou não perder o mandato – teve um placar de 5 votos contra 2.

O julgamento teve quatro dias de duração e os três últimos votos aconteceram nesta terça-feira. O dia começou com a leitura do voto do desembargador Julio Jacob, que, após duas horas, confirmou seu voto pela cassação de Moro, levando o placar para 3 a 2.

Posteriormente, a sessão foi interrompida e retomada às 17h35, com o voto do desembargador Anderson Ricardo Fogaça, que entendeu que não houve crime na conduta de Moro na pré-campanha, fazendo com que o placar ficasse 4 a 2 – o que já garantiu a absolvição do senador pela maioria dos votos.

Ao fim, o desembargador Sigur Roberto Bengtsson, presidente do TRE-PR, foi o último a votar e elevou para 5 votos o número de votantes contra a cassação de Moro.

Entenda o julgamento

O atual senador Sérgio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça foi acusado de ter desequilibrado a disputa ao Senado do Paraná nas eleições de 2022 utilizando gastos que, para o PT e o PL, seriam excessivos durante o período da pré-campanha.

O político foi pré-candidato à Presidência da República entre o final de 2021 e início de 2022, porém desistiu e se candidatou ao Senado por São Paulo até ser barrado pela Justiça Eleitoral. Foi então que ele concorreu por seu estado de origem, o Paraná.

Segundo as ações que levaram ao julgamento, Moro foi beneficiado com estrutura, exposição e limite de gastos para a campanha que foram superiores aos adversários, que buscavam se eleger ao Senado no Paraná.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.