Água do Lago Aratimbó passa por análise físico-química e microbiológica
Após a conclusão da análise será verificada a possibilidade de novas solturas de peixes
A qualidade da água do Lago Aratimbó, principal cartão-postal de Umuarama, é monitorada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal. E na manhã da quinta-feira (4) foi realizada a coleta de amostras de águas superficiais, que passarão por análise físico-químicas e microbiológicas pela Terranálises Laboratório de Análises Ambientais, de Fraiburgo (SC).
O prefeito Celso Pozzobom comenta que a empresa é conveniada ao IAT (Instituto Água e Terra) e os resultados devem chegar dentro aproximadamente 20 dias. “A análise foi providenciada a fim de se demonstrar a atual situação das águas do lago, que abriga peixes nativos da nossa região e é um atrativo para as famílias que têm um local para pescar nos finais de semana”, observa.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, o estudo vai demonstrar os níveis de PH, sólidos suspensos, óleos e graxas, coliformes fecais, coliformes totais, presença de cádmio, chumbo, mercúrio e zinco, além de DQO (Demanda Química de Oxigênio) e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio).
“Após a conclusão da análise das águas – que esperamos estar dentro dos padrões ideais – poderemos futuramente realizar novas solturas de peixes e alevinos de pacu, piauçu, piau três pintas, lambaris e curimbas”, explica.



(Com informações PMU)





