Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito

Umuarama

Sensação térmica chega a 42°C na manhã desta sexta em Umuarama; Inmet emite alerta de tempestades

O Inmet emitiu um alerta laranja para a possibilidade de ocorrência de temporais no Paraná

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Sensação térmica chega a 42°C na manhã desta sexta em Umuarama; Inmet emite alerta de tempestades
Stephanie Gertler
OBemdito
15 de março de 2024 13h48

Uma onda de calor excepcional, originada de uma bolha de calor do norte da Argentina e Paraguai, está varrendo o Brasil neste final de verão de 2024, causando um período de altas temperaturas no Paraná, incluindo Umuarama. Segundo a previsão, as temperaturas devem ultrapassar os 35°C às 13h desta sexta-feira (15).

Na tarde da quinta-feira (14), por volta das 16h15, a sensação térmica atingiu 43ºC. No mesmo momento, o termômetro registrava 37,6ºC. Na manhã de hoje, por volta das 11h, a sensação térmica já alcançava 42°C, enquanto o termômetro marcava 34.1°C, de acordo com o Simepar.

O Inmet emitiu um alerta laranja, considerado de perigo moderado, às 10h, com validade até as 21h de hoje, devido à possibilidade de ocorrência de temporais em metade do território paranaense, incluindo Umuarama e região.

De acordo com o órgão existe a previsão de chuvas intensas variando entre 30 e 60 mm/h ou podendo atingir entre 50 e 100 mm/dia. Além disso, são esperados ventos fortes com velocidade que pode oscilar entre 60 a 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Há alerta ainda para o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e possíveis alagamentos.

Instruções para situações de perigo

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Áreas afetadas

Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Norte Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Centro Oriental Paranaense.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.