Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Programa Lixo que Vale será relançado com novidades no início do ano que vem

Depois de uma pausa neste ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está readequando o projeto do Lixo que Vale, […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Programa Lixo que Vale será relançado com novidades no início do ano que vem
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de novembro de 2023 às 10h21 - Modificado em 15 de novembro de 2023 às 10h21
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Depois de uma pausa neste ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está readequando o projeto do Lixo que Vale, que será relançado no início de 2024, retomando a troca de materiais recicláveis por ‘moedas verdes’, que podem ser utilizadas na aquisição de alimentos. Para isso, a Prefeitura está entrando em contato com as famílias beneficiárias do programa, para confirmar os dados, e abrirá um novo período de cadastramento para novos participantes.

O prazo de cadastramento do programa será de 20 a 24 de novembro. “Quem tiver interesse em participar deverá ser morador dos bairros atendidos (Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueire, Parque Industrial, Jardim Arco Iris, Jardim dos Viveiros e Alto da Glória)”, lembra a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

A diretora explica que “quem ainda não está cadastrado pode fazer a inscrição dentro do prazo e quem já faz parte do programa deve procurar a Secretaria do Meio Ambiente para atualizar os dados (CPF, RG e comprovante de endereço) ou informar à equipe que está entrando em contato por telefone”, disse.

O programa Lixo que Vale existe desde 2011 e conta hoje com cerca de 180 famílias participantes, que poderão trocar os recicláveis semanalmente. A cessão das moedas verdes deve continuar no mesmo formato, porém a aquisição dos alimentos deverá passar por mudanças.

Por orientação do prefeito Celso Pozzobom, novidades importantes do programa serão apresentadas durante uma reunião em dezembro, com os beneficiários, para orientação sobre o funcionamento e esclarecimento de dúvidas.

Os alimentos do programa são adquiridos da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu), que produzem frutas, hortaliças e legumes, além de pães e outros itens da agroindústria. Já os recicláveis arrecadados são entregues à Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma), que tem sua sede no aterro sanitário municipal.

“O Lixo que Vale é benéfico para o município em várias vertentes, por ajuda na preservação ambiental, eliminando os recicláveis da natureza e reduzindo a pressão sobre o aterro sanitário; atende aos agricultores familiares, garantindo mais opções de mercado para a produção; e também ao pessoal envolvido na coleta seletiva, que melhora a renda mensal”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira. O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.