Umuarama 69 anos
Sicred
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Adolescente se empolga ao participar de treino de basquete em cadeira de rodas do Tigres

Maria Isabelly, de 12 anos, conseguiu treinar os princípios do esporte em uma cadeira de rodas adaptada

Foto: Colaboração/OBemdito
Foto: Colaboração/OBemdito
Adolescente se empolga ao participar de treino de basquete em cadeira de rodas do Tigres
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 8 de agosto de 2023 às 15h29 - Modificado em 8 de agosto de 2023 às 18h46
Porto Camargo
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
Cupom Local
Lançoni
9 Espetaria

A adolescente Maria Isabelly, de 12 anos e moradora de São Jorge do Patrocínio, teve um sábado (5) bastante memorável ao participar de um treino da equipe de basquete Tigres no ginásio do Campus III da Unipar, em Umuarama. Ela, que nasceu com mielomeningocele – doença congênita que prejudica o desenvolvimento da medula espinhal – teve a oportunidade de aprender ao lado de atletas de alto nível os princípios básicos do esporte em uma cadeira de rodas.

De acordo com Luciana Bernardo Hartman, tia de Maria Isabelly, o esporte serviu para animar um pouco a sobrinha, que está passando por uma fase complicada ao entrar na adolescência. Ela, que é muito ligada à jovem, disse que está procurando coisas novas para que a menina construa novas relações e viu no basquete uma tremenda oportunidade.

A ligação entre a família e o Tigres surgiu a partir de um encontro inusitado em uma pizzaria de Umuarama. A equipe estava em uma comemoração e a tia da adolescente, pensando na sobrinha, decidiu se aproximar dos atletas e perguntar se Maria Isabelly poderia ir a um dos treinos para assistir os jogadores.

“Em um primeiro momento a gente pensa que é um esporte extremamente masculino e não vai atrair crianças”, afirmou Luciana, ao OBemdito, que afirmou que o esporte é extremamente satisfatório e muito inclusivo. “A gente gostou de assistir, muita ação, divertido, gostoso de assistir”.

Luciana conta que assim que deu a notícia para a sobrinha, ela demonstrou um pouco de receio e afirmou que não iria. Porém no sábado, o dia do treino, ela perguntou se ainda poderia ir, e a família se organizou para levá-la. Foi então que no ginásio, a equipe surpreendeu a jovem dizendo que além de assistir, ela teria a chance de treinar um pouco com os técnicos.

“Ela chegou (no ginásio) e de cara o time já mostrou para ela uma cadeira para praticar”, explicou Luciana. “Ela mudou para a cadeira adaptada e já começou a bater bola, conseguiu fazer o movimento para pegar a bola pelo movimento da cadeira”, comemorou Luciana, totalmente orgulhosa.

Sérgio Henrique Guiem Silva, atleta e tesoureiro da Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama e Região), disse que Maria é uma adolescente muito talentosa e que leva bastante jeito para o esporte.

“A gente percebeu bastante que é uma pessoa determinada, que tem vontade”, afirmou Sérgio. “Ela usou realmente uma cadeira de jogo, ensinamos ela fazer o toque de cadeira, a bater bola, os processos iniciais para ela estar aprendendo”, acrescentou.

Assista abaixo trechos do treino com Maria Isabelly:

Após o treino básico, Maria Isabelly acompanhou o time para outra quadra onde eles realizaram um mini campeonato onde houve uma apresentação para a família, com toques de bola, disputas e até simulações de queda.

Luciana disse que Maria Isabelly já afirmou que pretende vir de novo e a família está se organizando para trazê-la aos sábados. “Enquanto ela quiser ela será bem-vinda”, garantiu Sérgio.

Sobre o Tigres

Sérgio explica que o Tigres é um “braço” da Adefiu, e que uma das propostas da organização é trazer mais atletas de Umuarama e região para conhecerem o esporte. Atualmente, o projeto social de integração do basquete para pessoas cadeirantes conta com 25 integrantes, sendo 15 de cunho social e 10 atletas de alto rendimento.

Dos 10 atletas que integram o Tigres, 5 são fixos de Umuarama e outros são de outros estados do Brasil, incluindo um que é do Chile. O time é famoso por participar de inúmeras competições no país, trazendo excelentes classificações e medalhas para a Capital da Amizade.

Ainda segundo Sérgio, qualquer pessoa que deseja participar ou conhecer um pouco do projeto, basta ir aos treinos conversar com a equipe no Ginásio do Campus III da Unipar, localizada na avenida Tiradentes, 3240. Os jogos acontecem nas terças-feiras das 19h às 22h, e nos sábados das 14h às 17h.

Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone da Adefiu, que é (44) 99882-9731 ou diretamente com Sérgio, pelo (44) 98426-3729. Caso necessário, é possível fazer um agendamento para a equipe ir até o endereço do solicitante.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo